É preciso acreditar que tudo tem solução

No âmbito das jornadas culturais, o grupo 910 da Escola Básica da Freixianda organizou, no período da manhã, atividades sensoriais com os alunos mais pequeninos do Centro Escolar. Da parte da tarde, colaborou, representando uma peça de teatro num encontro intergeracional que teve lugar na biblioteca.
No período da manhã, as professoras de educação especial receberam as turmas do pré-escolar e algumas do 1º ciclo, na sala 8, destinada ao apoio da educação especial.
Ali, contou-se a história do Piu, um passarinho muito engraçado, mas, por algum motivo, os amigos afastam-se dele. Piu explicou às crianças a importância do respeito pelos outros e da verdadeira amizade. A partir deste livro muito especial, criado com cuidados de inclusão, alguns alunos descobriram o alfabeto braille, desenvolveram atividades de perícia de olhos fechados, entre outras.
Ainda no período da manhã, Piu foi à Biblioteca conversar com as criancinhas da Creche e contar-lhes as suas aventuras.


Na parte da tarde, o grupo apresentou uma versão inédita do conto tradicional “A Sopa da Pedra”, onde o Padre Francisco, personagem principal, ensinou à comunidade escolar e a um grupo de idosos do lar da Freixianda, como confecionar uma sopa especial, capaz de transformar alguns homens maus que governam o mundo, em pessoas boas e sensatas. A sopa foi confecionada, segundo o Padre Francisco, com
alimentos poderosíssimos:
- Batatas: para adormecer as mentes perversas (como se dizia antigamente: “Não comas muitas batatas porque dão sono! “Ou “Já te esquecestes? É porque comes muitas batatas!”
- Cenouras: para tornar doces os olhares e as bocas das pessoas de mau carácter;
- Cebola: símbolo do cérebro dos mentirosos. Tal como a cebola, o mentiroso tem vários disfarces, ou camadas. Diz e desmente logo a seguir,  assume compromissos e esquece os mesmos. (Alusão aos dirigentes soviéticos e aos parlamentos nos vários países);
- Curgete: para trazer esperança num futuro melhor;
- Tomate: Antioxidante , importante nesta limpeza das almas;
- Couve: para regular o intestino e melhorar a flora intestinal pelas fibras, mantendo as bactérias boas no organismo e eliminando os pensamentos nocivos;
- Couve flor: para fornecer minerais importantes como o cálcio e o fósforo, cuidar do CORAÇÃO, graças às propriedades anti-inflamatórias.
Com esta desinflamação, o padre e os alunos procuraram tornar mais HUMANOS os homens insensíveis, através de 

- Alho: Sátira aos “demónios” encarcerados nos corpos de alguns dirigentes políticos e outras pessoas perversas;
- Feijão: Alusão à obra de Emile Zola “Germinal”. Tal como o feijão germina rapidamente, urge ceifar o mau e semear para o bem.
-Água: para purificar
-Pedra Mágica: Para tudo esmagar e libertar o aroma pelo mundo.
O Padre benzeu os alunos e os idosos com uma folha de couve e água e, como padre muito namoradeiro, levou com ele uma funcionária do lar.
E assim, com bom humor e diversão, também se trabalha a inclusão.

 

 

Notícias

 

 

 

 

logoEEE 

   

 logo EEgrande

  

 

 

 

SeloES intermedio  

 

  

Bronze 2023 10 en 5d278

 

SELFIE 2020 2021 session 3

 selfie2023
 PESSOAS2030 BarraCofinan Ass RGB 2744px

 

 

Logótipo_Selo_EQAVET.jpg