O Agrupamento de Escolas de Ourém (AEO)

Os 17 estabelecimentos de ensino do agrupamento estão organizados em 3 territórios educativos e têm o seu eixo educativo principal na escola básica e secundária de Ourém.
Esta escola manteve-se até 2007 como a única escola pública de 3º CEB e ensino secundário do concelho, data em que sofreu a primeira reestruturação organizativa: de escola não agrupada passou a agrupamento vertical tendo passado a contemplar, na escola sede, a oferta educativa de 2º ciclo e o ensino pré-escolar e do 1º CEB das freguesias de Ourém e Fátima.
Em 2012 agregou, por extinção, o agrupamento de escolas de Freixianda e passou a englobar estabelecimentos do ensino pré-escolar, do 1º CEB e uma escola de 2º e 3º ciclo desta freguesia, tonando-se num agrupamento cuja constituição representa um parque escolar composto por 6 Jardins de Infância, 8 escolas do 1º CEB, 5 Centros Escolares, 1 Escola Básica com 2º e 3º ciclo (Freixianda) e 1 Escola Básica e Secundária (escola sede em Ourém) dispersos geograficamente por 7 das 13 freguesias do concelho.

 

Território Educativo de Ourém

Engloba os jardins-de-infância e as escolas de 1º ciclo do ensino básico das freguesias de Olival e Gondemaria e de Cercal e Matas, o lugar de Pinheiro (Freguesia de Nª Sr.ª da Piedade) e a escola sede do agrupamento (Escola Básica e Secundária).
Integrado neste território encontra-se a Básica e Secundária de Ourém, uma escola criada em 1971 com a tipologia de escola técnica, posteriormente vocacionada para o ensino secundário e que é hoje, como já referimos, a escola sede do agrupamento.
Intervencionada pela empresa Parque Escolar entre 2010 e 2012, atualmente configura uma escola moderna, esteticamente atrativa e com recursos materiais e de equipamentos adequados ao ensino experimental e tecnológico.

 

Território Educativo de Fátima

Para além dos estabelecimentos públicos de ensino pré-escolar e do 1º CEB da freguesia de Fátima, compreende ainda os localizados nos lugares do Bairro (Freguesia de Nª Sr.ª das Misericórdias) e de Fontainhas da Serra (Freguesia de Atouguia). Esta composição foi herdada do anterior agrupamento horizontal de Fátima-Ajefátima, extinto em 2007 por agregação com a escola básica e secundária de Ourém e que veio a originar o agrupamento de escolas de Ourém.
O território educativo de Fátima apresenta a particularidade de não apresentar continuidade com o território educativo de Ourém, nem geograficamente nem em termos de percurso educativo. Se por um lado entre as cidades de Fátima e de Ourém existem freguesias cujos equipamentos escolares pertencem a outro agrupamento, por outro lado os alunos do primeiro território, por acordo com a tutela aquando da extinção do agrupamento de Fátima, prosseguem estudos nos colégios de Fátima.

 

Território educativo de Freixianda

Localizado na zona geográfica mais distante da escola sede (cerca de 25 km) a freguesia de Freixianda corresponde à zona norte que limita o concelho e apresenta um despovoamento crescente e uma população em diminuição.
Tendo visto extinto o seu agrupamento de escolas (agrupamento de escolas de Freixianda) em 2010 passou a integrar o agrupamento de escolas de Ourém, apesar da descontinuidade geográfica.
Compreende os estabelecimentos de ensino pré-escolar, de 1º CEB e uma escola de 2º e 3º ciclo, da freguesia de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais.

 

 

 

 

 

 

 

logoEEE 

   

 logo EEgrande

  

 

 

 

SeloES intermedio  

 

  

Bronze 2023 10 en 5d278

 

SELFIE 2020 2021 session 3

 selfie2023
 PESSOAS2030 BarraCofinan Ass RGB 2744px

 

 

Logótipo_Selo_EQAVET.jpg