A caminho

Entre os dias 5 e 9 de fevereiro de 2024, participámos num job shadowing promovido pelo Institut Marie Rúbies, na cidade de Lleida, Espanha.

Ao longo desta semana, os nossos parceiros encantaram-nos com inúmeras atividades, desde observação de aulas, partilha de práticas pedagógicas, visitas a empresas e visitas culturais.

Esta é também a altura de recordar aqueles que estão longe! O Agrupamento de Escolas de Ourém deseja um Feliz Natal e um ótimo 2024 a toda a "família AEO"!!!!

De 6 a 10 de novembro, decorreu, na Escola Básica e Secundária de Ourém, um Job Shadowing “II Semana Europeia”, dinamizada pela equipa Erasmus+ Escolar e Vet do AEO.

Este projeto contou com a participação de professores de diversas áreas disciplinares do nosso Agrupamento, tendo como parceiros, a Escola I.I.S. “E. Vanoni”- Vimercate (Itália), a Escola I.I.S Olivetti- Ivrea (Itália), o Collège Les Eyquems- Mérignac (França), o Institut Maria Rúbies- Lleida (Espanha) e a Escola Zespót Szkòt Gastronomicznychw- Gdyni (Polónia).

Ao longo da semana, os professores visitantes envolveram-se em várias atividades relacionadas com as áreas educacionais de cada um, visando uma troca de experiências e metodologias, propostas e concertadas com a equipa Erasmus+.

Cumprindo uma agenda bem diversificada, os participantes tiveram oportunidade de observar aulas de diversas disciplinas, participando em worshops sobre, liderança, serviço de psicologia e orientação, educação inclusiva e procedimentos de seleção dos alunos para o Programa Erasmus Vet. Para além disso, as escolas envolvidas nesta II Semana Europeia, apresentaram os seus projetos mais relevantes e os aspetos essenciais do sistema de ensino de cada país.  

Este Job Shadowing permitiu também a partilha de dinâmicas pedagógicas entre escolas, bem como, o estabelecimento de parcerias/intercâmbios entre os estabelecimentos de ensino envolvidos.

O programa contemplou igualmente visitas a instituições e empresas locais, de diversas áreas, bem como a pontos culturais do concelho de Ourém. A comitiva teve ainda oportunidade de visitar a praia da Nazaré, Sintra e Lisboa.

Como já vem sendo hábito, no âmbito das iniciativas de intercâmbio realizadas no AEO, os parceiros foram recebidos, no primeiro dia, pelo presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque e pela vereadora da educação, Micaela Durão, a quem foram apresentadas as linhas orientadoras deste projeto europeu. No final, os autarcas, presentearam a comitiva com lembranças alusivas ao nosso concelho.

A semana culminou com a apresentação do Programa Eco-Escolas da EBSO, atividade que contou com a envolvência dos professores parceiros que, em conjunto, participaram na plantação de uma laranjeira, gesto que simboliza e marca o início deste projeto escolar de intercâmbio europeu.

O projeto "Digital Competences" no âmbito do programa Erasmus+ encontra-se na sua fase final. Os docentes Lurdes Ferreira e Vitor Carreira, do Agrupamento de Escolas de Ourém, viajaram até Komotini (Grécia) para, com os parceiros gregos, italianos, turcos e búlgaros concluir um projeto que se iniciou há 36 meses.

Num contexto muito específico face à situação pandémica, e após sucessivos cancelamentos, adiamentos, alterações e imprevistos, conseguimos chegar ao final com a sensação de dever cumprido devido ao esforço de toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Ourém.
Não podemos deixar de agradecer aos nossos parceiros, em especial aos nossos coordenadores gregos pela sua hospitalidade.

 

 

mesh TRVSyEf4UEE unsplash 1Deu-se inicio na passada segunda-feira dia 17 de janeiro, às entrevistas para seleção de 30 alunos do ensino profissional que vão ter a possibilidade de realizar um estágio profissional , no âmbito do programa Erasmus + VET em Barcelona (Espanha) e  em Riga (Letónia). Os alunos aderiram em grande número e com entusiasmo, empenhando-se nas entrevistas.

Parabéns aos alunos selecionadas para este projeto! Estamos certos de que vai ser uma experiência enriquecedora e elevarão o nome do nosso agrupamento além fronteiras!

 

 

 

unnamed

No dia 6 de outubro, um grupo de alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia – PMT21, do Agrupamento de Escolas de Ourém, embarcaram numa emocionante jornada de aprendizagem e enriquecimento académico rumo a Brindisi – Itália, para realizarem um estágio internacional, na associação Yeahjasi Brindisi, no âmbito  do programa ERASMUS+ VET – Ourém Além Fronteiras. Acompanhados pelos professores Paula Gonçalves e Vitor Carreira, este grupo está prestes a vivenciar uma experiência que promete ser verdadeiramente enriquecedora, tanto a nível académico como pessoal.

Vocational education and training
 

É um programa  direcionado para estágios internacionais numa empresa ou entidade de outro país participante com o objetivo de promover a adaptação ao mercado de trabalho europeu, permitindo aos estagiários adquirirem capacidades específicas e aumentarem o conhecimento da cultura económica e social de determinado país.

erasmus

Pretende-se com estas atividades que os alunos obtenham:

  • Melhores perspetivas de carreira;
  • Maior espírito de iniciativa e empreendedorismo;
  • Maior consciência para a inclusão e diversidade;
  • Maior sensibilização para a interculturalidade;
  • Maior consciência dos valores da UE e do Projeto Europeu.

Num mundo cada vez mais global espera-se que os alunos possam:

  • Melhorar as suas competências a nível da língua estrangeira;
  • Melhor predisposição para o mundo digital.

 

Pela primeira vez, a  Escola Básica e Secundária de Ourém envia alunos no âmbito do programa Erasmus+ numa tipologia em que a União Europeia e a Agência Nacional Erasmus têm vindo a apostar significativamente - Mobilidade individual de longa duração. Aceitando este desafio de uma forma corajosa, os nossos "pioneiros", Vitória Kushniruk e Rodrigo Silva, durante um mês, irão frequentar aulas das suas áreas de estudo, Artes, na Escuela de Arte Casa de las Torres e Ciências Socioeconómicas, na escola IES los Cerros. Duas escolas espanholas de Úbeda na província de Andaluzia. Esta mobilidade virá abrir portas a novas  experiências e aprendizagens únicas.

Os alunos de diferentes "backgrounds" completaram a frase: " Eu quero participar no projeto Erasmus + porque/ para .........  " 
 

 

Pela primeira vez, a  Escola Básica e Secundária de Ourém envia alunos no âmbito do programa Erasmus+ numa tipologia em que a União Europeia e a Agência Nacional Erasmus têm vindo a apostar significativamente - Mobilidade individual de longa duração. Aceitando este desafio de uma forma corajosa, os nossos "pioneiros", Vitória Kushniruk e Rodrigo Silva, durante um mês, irão frequentar aulas das suas áreas de estudo, Artes, na Escuela de Arte Casa de las Torres e Ciências Socioeconómicas, na escola IES los Cerros. Duas escolas espanholas de Úbeda na província de Andaluzia. Esta mobilidade virá abrir portas a novas  experiências e aprendizagens únicas.

unnamed

Cinco alunos do Agrupamento de Escolas de Ourém do 12.º ano do Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, acompanhados pelos professores, Filipe Batista e Cristiano Calado, já se encontram em Campo de Criptana, Andaluzia, Espanha, onde irão realizar um Estágio Internacional Erasmus+ VET, na empresa Cojali, até dia 3 de novembro. 

Por terras de D. Quixote de la Mancha, Sancho Pança, Miguel Cervantes, moinhos, vinho e azeite, os nossos alunos terão oportunidade, através deste estágio, de pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao longo de dois anos de curso, melhorar o seu nível de proficiência linguística em inglês e espanhol e desenvolver novas relações interpessoais.

No próximo ano letivo, os alunos do Agrupamento de Escolas de Ourém do 11º e 12º anos de escolaridade podem fazer um período de estudos ou de estágio noutro país do Programa Erasmus, com duração de 30 dias numa escola de acolhimento ou noutro local, se os conteúdos e a qualidade da atividade o justificarem. Será definido para cada aluno um programa de aprendizagem individual.
Será prestada uma formação prévia à partida, de caráter obrigatório, a todos os alunos participantes.

O AEO dispõe de duas vagas para o próximo ano letivo sendo que os candidatos terão de manifestar a sua intenção até dia 30 de junho no link que se encontra abaixo.

Relativamente ao apoio financeiro, a subvenção da UE será gerida pelo AEO sendo atribuído ao aluno, dependendo do destino da instituição de acolhimento, um montante referente às viagens e apoio individual (estadia, alimentação, ...).


Pedidos de esclarecimentos adicionais ou eventuais dúvidas deverão ser enviados para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou contactar diretamente os elementos da Equipa Erasmus+ do AEO.


A candidatura deverá ser feita através do link : 
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfCLbTMMkJfFB8ujLH5HKw2Pmfd8I2MpsJxqW0Ahd_4qXcQbw/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

No âmbito do projeto Erasmus+ Mobile APPs in Education, cinco alunos e quatro professores do Agrupamento de Escolas de Ourém estiveram na Scoala Gimnaziala Radu cel Mare em Gaesti – Roménia. As atividades decorreram do dia 29 de março a 6 de abril de 2019, em conjunto com alunos e professores das escolas parceiras, nomeadamente, Ruzgarlibahce Secondary School em Istambul – Turquia, Istituto di Istruzione Superiore Enrico Fermi em Vittoria – Itália e Ave Maria Vistillas em Granada – Espanha.

O programa iniciou com uma agradável receção e apresentação dos trajes e costumes da Roménia. Procedeu-se a uma visita guiada à escola, onde se teve a oportunidade de conhecer algumas práticas pedagógicas muito enriquecedoras.

Durante o decorrer da semana, os alunos desenvolveram atividades na aplicação StoryJumper que permite criar livros de história em formato digital cujo tema era “Os diferentes costumes, tradições e importantes monumentos dos países envolvidos no projeto”.

O projeto pretendeu também dar a conhecer os principais locais turísticos da zona. Em Targoviste, efetuou-se uma visita ao centro da cidade, passando pelo parque e a Torre de Chindia. Na zona da Transilvânia, visitou-se a Fortaleza de Rasnov, onde a neve surpreendeu, o Club Vila Bran, o castelo Bran mais conhecido pelo Castelo do Drácula, o Castelo de Peles e a estação de esqui em Sinaia. Em Bucareste, capital da Roménia, viu-se o Museu Natural de História e o Palácio do Parlamento Romeno, que este ano assume a função de Presidência do Conselho Europeu.

Uma vez que os alunos estiveram com uma família de acolhimento, tiveram a oportunidade de conhecer o estilo de vida dos alunos romenos, aprofundaram o domínio da língua inglesa e reforçaram laços de amizade que certamente serão para a vida.

Esta é uma experiência que se aconselha a todos vivenciarem, nem que seja para valorizar o património português.

Estamos na reta final do nosso projeto "You start first, then wait for the others" no âmbito do programa Erasmus+ e desta vez, entre os dia 15 e 19 de maio, 6 alunos e 2 professores do Agrupamento de Escolas de Ourém participaram na última mobilidade do referido projeto na cidade imperial de Nis (Sérvia). As atividades tiveram como tema principal "Anti-bullying & Empathy" e a escola anfitriã  preparou uma série de atividades e workshops como “Antibullying and Empathy", "Digital Touristic Guide", "Create Bookmarkers", "Culinary Fair" entre outros.

Além das atividades culturais e desportivas muito bem organizadas pelos nossos parceiros, ainda tivemos tempo de dar um pulinho à TV para conversar e debater sobre o programa Erasmus e o nosso projeto em particular.

Despedimo-nos assim, já com um travo a saudade, dos nossos parceiros da Turquia, Macedónia do Norte, Polónia e Sérvia que ao longo destes quase três anos nos proporcionaram momentos fantásticos e cujas aprendizagens e memórias perdurarão por muito tempo nos nossos alunos e professores.

"You start first then wait for the others."
A nossa aluna Salomé Ribeiro em entrevista para uma televisão local.
Parabéns Salomé!

capa peq

De 19 a 25 de abril decorreu na EBSO mais uma mobilidade Erasmus, desta vez com caraterísticas especiais por incluir, em simultâneo, três projetos associados a três ações-chave diferentes. Contamos com a presença de 4 professores e 13 alunos, dos quais 8 são do ensino secundário, uma aluna do ensino profissional, que irá estagiar durante um mês em Ourém e um grupo de quatro fantásticos alunos da educação especial que têm assim a oportunidade de usufruir de uma verdadeira inclusão, viajando e conhecendo novos países, nomeadamente a sua cultura e gastronomia. 

Vindos de IES los Cerros, Úbeda -Espanha, inseridos na mobilidade sobre Inteligência Artificial, este grupo de alunos, em conjunto com os portugueses que os receberam, participou em diversos workshops sobre esta matéria, nas Jornadas Culturais, foi afavelmente recebido na Câmara Municipal, visitou o CRIF e, além das experiências e partilhas pedagógicas, realizará igualmente visitas de caráter cultural a pontos turísticos locais e nacionais (como o castelo de Ourém, Lisboa e Nazaré).

Como sempre, é uma experiência e uma oportunidade fantástica de aprendizagem, onde predomina o espírito de camaradagem e partilha pedagógica entre professores e alunos das diferentes nacionalidades.

 

logoDoze alunos do 11.º ano dos Cursos Profissionais de Ação Educativa, Técnico Auxiliar de Saúde e Multimédia, estiveram em Úbeda e Baeza, entre 6 de março e 3 de abril de 2023, onde realizaram um Estágio Internacional Erasmus+ VET.

Úbeda está situada no interior da Andaluzia, na província de Jaén e foi declarada Património da Humanidade, juntamente com a sua vizinha Baeza, conservando o encanto de há 500 anos que fazem delas o maior expoente do Renascimento espanhol.

Os estágios decorreram em parceria com a escola CEIP “Virgen de Guadalupe”, o Hospital “San Juan de la Cruz” e as estações de Televisão “Diez TV” e “9laLoma TV”.

Estes estágios foram uma mais-valia para os nossos alunos, pois proporcionaram-lhes uma série de novas experiências. Estes alunos tiveram a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao longo de dois anos de curso e de desenvolver novas relações interpessoais e melhorar o seu nível de proficiência linguística em inglês e espanhol.

Foi com orgulho e satisfação que a EBSO promoveu este programa de estágios Erasmus+ VET e proporcionou aos alunos experiências transformadoras e grandes aprendizagens, tanto ao nível pessoal como profissional.

No âmbito do programa Erasmus+ “Mobile APPs in Education”, seis alunos e dois professores da EBSO estiveram na “Boarding school - Ave Maria Vistillas”, em Granada, no nosso país vizinho, com alunos das escolas: “Ruzgarlibahce” Secondary school”, Istambul-Turquia; “Istituto Di Istruzione Superiore “E. FERMI”, Vitoria-Itália e “Scoala Gimnaziala "Radu cel Mare", Găești-Roménia.

O objetivo inicial, ajudar no conhecimento mútuo dos países membros da EU, foi amplamente atingido. Os envolvidos visitaram o centro da cidade e vários monumentos/locais emblemáticos como: Alhambra, Jardín, Palacio Carlos V e Generalife, Catedral, Plaza de Batalla, Plaza Bib Rambla, Albaycin e o Paseo de los Tristes. No Parque da Ciência, realizaram-se atividades laboratoriais divertidas. Em grupos multiculturais, os alunos trabalharam APPS, formularam questões/respostas acerca das tradições, dos costumes, de monumentos dos diversos países envolvidos neste projeto e utilizaram a aplicação Socrative.

O Erasmus+ oferece aos alunos a possibilidade de se desenvolverem e de partilharem conhecimentos e experiências, no quadro de instituições e organizações de diferentes países.

 

unnamed

No âmbito do programa ERASMUS+ VET – Ourém Além Fronteiras, alunos do 11.º ano dos Curso Profissionais,  Técnico de Multimédia - PMT21, Técnico Saúde - PS21 e Técnico Ação Educativa - PAE21, do Agrupamento de Escolas de Ourém, partiram no dia 3 de março para Úbeda - Espanha, acompanhados pelas professoras, Paula Gonçalves, Ana Marques, Isabel Perpétua e Filomena Tavares para realizar um estágio internacional nas empresas Canal Baeza y La Loma, SL; Grupo Audiovisual Andaluz, SL; CEIP Virgen de Guadalupe, Hospital San Juan de La Cruz.

ubedaescola  ubedapartida  ubedapartida2 
     

De 5 a 9 de dezembro, na Escola Básica e Secundária de Ourém, decorreu a I Semana da Saúde. Esta atividade foi dinamizada pelos coordenadores do curso profissional de técnico auxiliar de saúde, equipa ERASMUS+ VET e alunos das turmas PS22, PS21 e PS20.

Este projeto contou igualmente com a participação de professores dos cursos profissionais na área da saúde da escola Klaipedos Ernesto Galvanausko – Klaipeda (Lituânia) e da escola IES Los Cerros – Úbeda (Espanha).

Ao longo da semana, os professores visitantes participaram em várias atividades práticas, relacionadas com os conteúdos específicos do curso, para uma troca de experiências e metodologias, desenvolvidas pelos alunos e pelos respetivos coordenadores de curso. A comitiva visitou diversas instituições/clínicas, da área da saúde, com as quais o agrupamento tem parceria e onde os alunos realizam a formação em contexto de trabalho (estágio), bem como pontos culturais do concelho. Visitaram ainda os Paços do Concelho, onde foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Ourém, que os presenteou com lembranças alusivas ao município.

Este Job Shadowing permitiu a partilha de dinâmicas pedagógicas entre escolas, bem como, firmar parcerias/intercâmbios entre os estabelecimentos de ensino envolvidos.

A equipa de ERASMUS+ VET

No passado dia 12 de setembro de 2022, onze alunos do 12º ano dos cursos profissionais de Eletrónica, Automação e Computadores e de Informática de Sistemas, embarcaram numa nova etapa da sua vida académica - um Estágio Internacional Erasmus+ Vet.

Estes alunos irão desenvolver a primeira parte da sua formação em contexto de trabalho relativa ao ano lectivo 22/23 ao longo de 30 dias, em Ivrea, Itália. 

Os estágios internacionais decorrem em parceria com a escola IIS Olivetti e com as empresas Sacce e Technosystem.

A cidade de Ivrea é conhecida pela sua forte componente industrial e de desenvolvimento tecnológico, devido à fundação da prestigiada fábrica de máquinas de escrever Olivetti, no século XX. 

Em 2018 Ivrea mereceu a classificação de Património Mundial pela UNESCO, passando a ser denominada "Ivrea, cidade industrial do século XX".

É com orgulho e satisfação que a EBSO promove este novo programa de estágios Erasmus+ Vet, que será com certeza uma experiência plena de aprendizagens pessoais e profissionais muito ricas por parte dos alunos participantes.

Ansiamos por ouvir os relatos dos alunos participantes, assim que a aventura chegue ao fim!

Bom trabalho a todos!