No dia 20 de maio, data em que se celebra o Dia Mundial da Abelha, os alunos do 10.º A, com a valiosa colaboração de Pedro Machacaz, artesão de trabalhos em madeira, e de alguns encarregados de educação, desenvolveram um projeto de construção de hotéis para insetos, que culminou com a sua colocação, nas grades do jardim da escola.
A construção desses hotéis teve como objetivo principal proporcionar um habitat adequado para diversas espécies polinizadoras, promovendo assim a biodiversidade local e contribuindo para a polinização das plantas, nomeadamente das que fazem parte do jardim da escola.
A atividade foi organizada em várias etapas: pesquisa de informação sobre hotéis para insetos; recolha de materiais naturais e reciclados, como madeira, canas de bambu e pinhas; construção dos hotéis e sua colocação no espaço escolar.
Os alunos do 10.º A participaram ativamente na recolha dos materiais necessários, além de colaborarem na montagem dos hotéis.
Esta atividade educativa traduziu-se na sensibilização dos alunos para a importância dos insetos na manutenção dos ecossistemas e teve caráter multidisciplinar, uma vez que foram mobilizados conhecimentos de matemática, de física e de biologia. Além de enriquecer o conhecimento dos alunos em termos de ecologia e conservação ambiental, este projeto também promoveu a cooperação e o trabalho em equipa.
A colocação dos hotéis no Dia Mundial da Abelha simboliza o compromisso contínuo da escola com a promoção da biodiversidade e da educação ambiental, indo ao encontro dos objetivos do clube ciência viva da escola.
Todos os intervenientes neste projeto estão de parabéns, nomeadamente alunos, professores e outros colaboradores.