Numa iniciativa promovida pela direção do Agrupamento, decorreu ontem, dia 8 de maio, no auditório da EBSO, um encontro/formação que contou com a presença de Luís Pereira dos Santos, Presidente do Conselho Diretivo do IAVE – Instituto de Avaliação Educativa e de Paula Simões, Diretora de Serviços de Avaliação Externa.
Dirigida a coordenadores e docentes do 2º. e 3º. Ciclos e do 2.º Ano do 1.º Ciclo do AEO, esta sessão teve como objetivo, para além da análise e a utilização dos relatórios da avaliação externa, promover uma reflexão sobre a questão do Digital na educação, enquanto condição necessária ou suficiente. Na sua intervenção, o Dr. Luís Pereira dos Santos, começou por abordar a evolução – sobretudo desde o início do século passado – do sistema educativo no nosso país para depois se referir aos desafios que atualmente se colocam à prática docente, incentivando os educadores e professores presentes que hoje são confrontados com novas realidades, nomeadamente a heterogeneidade das turmas, com a chegada continuada de alunos provenientes de outros países e com o número cada vez maior de famílias com contextos socioeconómicos difíceis. “Sem avaliação não há equidade”, disse.
A Diretora de Serviços de Avaliação Externa, Paula Simões, apresentou uma comunicação onde abordou o tema do atual modelo das provas de aferição e do respetivo reporte de resultados ‒ relatórios individuais dos alunos e das escolas - assim como a importância da matriz e de ligar os resultados ao objetivo de avaliação.