Está patente, até dia 29 de maio, a exposição de trabalhos dos alunos de Artes da Escola Básica e Secundária de Ourém, numa iniciativa que se repete a cada ano, em parceria com o Município.
Trata-se de uma coletânea de trabalhos elaborados ao longo do ano letivo e que permite aos nossos alunos partilhar a sua arte com a comunidade ouriense.
A inauguração teve lugar no passado dia 6, tendo contado com a presença da Diretora do Agrupamento de Escolas de Ourém, Sandra Margarida Pimentel e da Vice-Presidente do Município de Ourém, Isabel Costa, para além das professoras e dos alunos de Artes. Outros docentes e alunos do AEO quiseram associar-se a este momento, felicitando os alunos artistas pela qualidade dos trabalhos apresentados.
No âmbito das aulas de Desenho A, os alunos do 10º Ano realizaram um exercício de pintura de acrílico sobre tela, representando flores; a turma do 11. Ano elaborou um exercício sobre Saúde Mental e os finalistas (12.º Ano) exploraram o tema “PATHOS” através da pintura em telas, trazendo interpretações individuais, numa provocação de “desejos, preconceitos e motivações”.
Em Oficina Multimédia, foram criadas animações em STOP MOTION, explorando os diversos caminhos da emoção, interpretando o tema “PATHOS” de forma pessoal, abrangendo vários temas.
Em Oficina de Artes, foram realizadas esculturas em papel maché e técnicas mistas, de uma forma criativa e individual.
Partilhamos aqui a sinopse da exposição, da autoria da aluna Letícia Azevedo do 12.º Ano, que expressa também a sua perspetiva sobre o tema da mesma: “PATHOS” é tudo aquilo que transmite emoção, fascínio, encantamento. É um convite dos alunos de artes, da Escola Básica e Secundária de Ourém, a convocar os sentidos.
A arte sempre foi um espelho das emoções humanas, um reflexo do que sentimos e que nem sempre conseguimos expressar com palavras.
“PATHOS” nasce desse princípio: a ideia de que a arte é, antes de tudo, um canal para o que nos atravessa, nos afeta e nos transforma”.
A exposição integra o Plano Nacional das Artes e pode ser apreciada até 29 de maio, de terça a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.