No passado dia 12 de abril, a turma 11.º G, do Curso de Ciências Socioeconómicas, da Escola Básica e Secundária de Ourém, deslocou-se à Bélgica numa visita de estudo com o intuito de adquirir novas experiências e aprendizagens fora do contexto escolar. A visita realizou-se no âmbito da articulação curricular entre as disciplinas de Economia A, Matemática A e Inglês.

A viagem decorreu na interrupção da Páscoa, de 12 a 15 de abril e teve como principal objetivo percecionar in loco o modo de funcionamento e organização do Parlamento Europeu, através de uma aula (no hemiciclo de Bruxelas), permitindo desta forma motivar os alunos para a aprendizagem sobre esta instituição europeia, as competências dos deputados europeus e compreender o significado de cidadania europeia.

Para além da visita ao Parlamento Europeu, o grupo de 26 alunos também visitou os locais mais emblemáticos e turísticos das cidades de Bruxelas, Bruges e Gante, proporcionando-lhes experiências culturais muito diferentes daquelas com que diariamente contactam.

De realçar o empenho, capacidade de organização e trabalho de equipa, do grupo, no desenvolvimento de um conjunto de atividades necessárias à angariação de fundos para a concretização da viagem e a ida de toda a turma. O objetivo de levar todos os alunos, independentemente da sua condição económica, foi, desde o início, a única hipótese e o compromisso de todos na primeira reunião com os encarregados de educação. A mensagem foi transmitida, prontamente aceite e resultou no empenho de todos para o sucesso das atividades e para a concretização do objetivo. Também foi essa a motivação que nos levou a contactar o deputado oureense, Dr. º António Gameiro, que prontamente se comprometeu a comparticipar a viagem de quatro alunos e a possibilitar-nos a “aula” no Parlamento Europeu; jamais esqueceremos a ajuda: muito obrigado!

Um agradecimento também ao nosso Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque, que gentilmente nos cedeu, de forma gratuita, o transporte da escola para o aeroporto, no dia 12, e no regresso, do aeroporto para a escola.

À diretora do nosso Agrupamento, Dr.ª Sandra Pimentel, um muito obrigado por nos ter ajudado em tudo o que esteve ao seu alcance e a toda a comunidade que connosco colaborou, em especial aos pais/encarregados de educação, muito obrigado.

“O sucesso começa com um sonho, do sonho para a meta, da meta para a disciplina, da disciplina para a persistência e da persistência para a conquista.”

Professores responsáveis: Isabel Perpétua Marques, Ofélia Vicente e Rolf Lains.

 

 

Notícias

 

 

 

 

logoEEE 

   

 logo EEgrande

  

 

 

 

SeloES intermedio  

 

  

Bronze 2023 10 en 5d278

 

SELFIE 2020 2021 session 3

 selfie2023
 PESSOAS2030 BarraCofinan Ass RGB 2744px

 

 

Logótipo_Selo_EQAVET.jpg