O projeto “Criar laços” promove a interação entre a valência sénior da Fundação Arca da Aliança e o Jardim-de-Infância Boleiros-Maxieira, destacando a Importância do Convívio Intergeracional.

Num esforço para fortalecer os laços intergeracionais e promover uma comunidade mais inclusiva e solidária, um novo projeto está a ser desenvolvido sob o lema – “Criar laços”. O projeto, que une o Jardim-de-infância de Boleiros-Maxieira e a Fundação Arca da Aliança, visa enriquecer a vida dos idosos e das crianças enquanto destaca a importância do convívio entre diferentes gerações. Mais do que interações esporádicas, pretendeu-se uma ação estreita e continuada no tempo entre ambos os grupos.

Há cada vez mais uma necessidade crescente de combater o isolamento social entre idosos e criar oportunidades de aprendizagem e crescimento para as crianças em idade pré-escolar. O projeto visa estabelecer uma ponte entre duas fases distintas da vida, proporcionando benefícios para ambas as partes, através da criação de atividades que permitem a interação direta entre os idosos e as crianças. Inclui atividades como: teatro, artesanato, plantação de árvores dos laços em ambos os estabelecimentos, confeção de receitas, danças e músicas tradicionais, oferecendo oportunidades únicas para partilhar experiências, conhecimentos e afetos.

O convívio promove o bem-estar emocional e social de ambas as faixas etárias. O contato regular entre idosos e crianças pode trazer uma série de benefícios, desde a redução da solidão e do isolamento até ao estímulo cognitivo e emocional. Desafiam-se estereótipos e preconceitos relacionados com a velhice e infância e promove-se a compreensão mais profunda e empática entre gerações. Ao proporcionar oportunidades de interação significativa, o projeto preocupa-se em criar um senso de comunidade e pertença entre os participantes.

Para a Fundação, o projeto vem incrementar uma ânsia do seu fundador, Pe. Joaquim Rodrigues Ventura, que visava a criação de uma instituição que promovesse estes intercâmbios. Falecido no ano de 2023, a semente começa a germinar, deixando todos satisfeitos pelo seu legado. Para a terceira idade envolvida, o projeto representa uma oportunidade de revitalizar o ambiente institucional e oferecer novas perspetivas aos residentes. Muitos idosos encontram conforto e alegria na companhia das crianças, reacendem-se memórias e estimulam-se múltiplos significados.

As crianças beneficiam da sabedoria e experiência dos idosos e enriquecem o seu desenvolvimento social e emocional. Aprendem com os idosos, cria-se empatia, respeito e compaixão pelos mais velhos. Adoram andar nas suas cadeiras de rodas, os seus carinhos e descobrem que as orelhas dos avós são maravilhosas, como disse a especialista tátil em orelhas.

Espera-se que o projeto seja o início de uma jornada mais inspiradora em direção a uma comunidade mais unida, inclusiva que promova a construção de um futuro mais solidário para todos na Freguesia de Fátima.

   

 

 

Notícias

 

 

 

 

logoEEE 

   

 logo EEgrande

  

 

 

 

SeloES intermedio  

 

  

Bronze 2023 10 en 5d278

 

SELFIE 2020 2021 session 3

 selfie2023
 PESSOAS2030 BarraCofinan Ass RGB 2744px

 

 

Logótipo_Selo_EQAVET.jpg