De 22 a 26 de julho, os professores Idalina Cardoso e Cláudio Saragoça, frequentaram, em Praga, o curso “Going Digital in an Innovative Classroom” (“Tornando-se digital numa sala de aula inovadora”) do programa Erasmus+, que decorreu no International Training Center (ITC).
A formação destacou a importância de um ensino inovador com recurso a algumas ferramentas digitais, utilizando de forma assertiva as potencialidades da inteligência artificial. Abordaram-se formas de aplicar estratégias de jogo em processos educacionais (gamificação) e nas suas potencialidades na estimulação das capacidades de resolver problemas de forma criativa e colaborativa.
Utilizaram-se ainda algumas formas de “blended learning”, nomeadamente, aulas invertidas (flipped classroom) e rotação por estações (station rotation) de forma a criar aulas inovadoras e estimulantes. Foi ainda possível utilizar algumas ferramentas digitais, tais como o Vocaroo, para gravação de voz, muito útil para os professores de línguas, o Storyjumper, interessante para os alunos escreverem uma história em trabalho colaborativo na classroom, o Edpuzzle e o LiveWorksheets. Exploraram-se também alguns sistemas de inteligência artificial, tais como o ChatGPT e o Mizou, que poderão ser de enorme utilidade na prática pedagógica, recorrendo, por exemplo, a conversas com chatbots. (…)
A partilha de experiências e reflexões com colegas de outros países, nomeadamente, Áustria, Eslováquia, Itália, Roménia, Polónia, Chipre, Hungria e Turquia permitiram aprendizagens bastante enriquecedoras. Os docentes tiveram ainda oportunidade de contactar com a cultura Checa.