No dia 19 de março, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Área de Integração, lecionadas pelos professores Telma Frazão e Jorge Martins, quatro turmas do ensino secundário tiveram o privilégio de participar na palestra “Seremos todos iguais e livres? os direitos humanos no mundo”, proferida pela Dra. Daniela Nascimento, da Universidade de Coimbra, ao abrigo do programa “CES vai à Escola”. Um programa de extensão do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, dirigido maioritariamente às escolas, para promover a disseminação do conhecimento produzido nas áreas das Ciências Sociais, Artes e Humanidades. Assim, estes alunos tiveram a oportunidade de ter acesso, não só ao que se faz na universidade, como também, de um conhecimento atualizado, que vai muito além do que está escrito nos manuais.
O professor Jorge Martins apresentou a palestrante, fazendo um périplo pelo seu currículo, destacando o seu trabalho na área dos Direitos Humanos.
Utilizando um discurso claro, objetivo e assertivo, a palestrante abordou o tema a partir dos dois conceitos “Direitos” e “Humanos”, e de forma desafiante, procurou respostas na assistência, elencando os princípios inerentes a estes, fazendo sempre uma ligação de direitos não respeitados no quotidiano, com exemplos concretos e próximos da nossa realidade.
Na parte final da sua “lição”, instou os alunos a terem sempre presente que “houve gente que deu a vida para que os direitos fossem consagrados. A conquista de direitos foi duríssima, nomeadamente o direito ao voto. Mas, basta uma narrativa sedutora, utilizar a desculpa de proteção, segurança, para fechar fronteiras, limitar liberdades, salvaguardar direitos económicos, ...para destruir estes direitos. É preciso estar alerta, pois muito rapidamente estes direitos, que damos como adquiridos, podem desaparecer.” Por fim, aconselhou ainda os alunos a viverem além das redes sociais, dos tick tocks, pois o mundo lá fora não é fantasia.