“Raízes de um povo: Tradições do Mundo Rural”, que propõe tornar o palco do Teatro Municipal de Ourém num espaço de homenagem às nossas tradições, a partir de um conjunto de ideias e atividades dirigidas à comunidade escolar a toda a população do concelho e a todos os que o visitam, venceu, no escalão do ensino Secundário, a VII edição da Assembleia Jovem de Ourém, que se realizou segunda-feira, dia 7.
O projeto resultou de uma proposta apresentada pelos alunos do 10.º e 12.º Anos: Laura Lopes, Afonso Alves, Leonor Lopes, Luís Barroca, Leonor Silvestre e Jéssica Martins, cuja lista já tinha vencido nas eleições que decorreram na EBSO, no passado mês de fevereiro.
“Raízes de um Povo: Tradições Vivas do Mundo Rural” é um projeto que celebra a essência do mundo rural, ao resgatar as tradições que moldaram a nossa identidade cultural ouriense. Propõe-se a trazer para o palco do TMO um espetáculo que homenageia práticas tradicionais, como o bordado, a vida agrícola e a expressão artística dos ranchos folclóricos. Mais do que uma peça de teatro, esta será uma viagem que nos dá a conhecer as nossas raízes, visando que quem assista se conecte com as tradições e realidades culturais do nosso concelho que estão cada vez mais esquecidas.
No período da manhã, no escalão do 2.º e 3.º Ciclos, a EBSO foi representada pelos alunos do 9.º Ano: António Ferreira, Diana Henrique; Maria Batista; Salvador Mangas e Tomé Pereira, que apresentaram o projeto: “Saberes e Tradições de Ourém”, que previa a realização de um evento anual, com o objetivo de promover as tradições culturais, gastronómicas e recreativas de Ourém, divididos em três 3 grandes áreas: Feira de Saberes e Tradições Locais, competição gastronómica “Sabores de Ourém” e Jogos tradicionais.
Parabéns aos nossos alunos pela sua participação e empenho neste exercício de cidadania ativa e democrática, em que puderam expor, debater e defender as suas ideias, contribuindo para o enriquecimento e diversidade de propostas em mais uma edição da Assembleia Jovem de Ourém.