No âmbito da comemoração do Dia Europeu das Línguas, a 26 de setembro, celebrou-se a diversidade linguística e promoveu-se a aprendizagem das línguas.
Nas aulas de línguas, os professores abordaram o tema das mais diversas formas, relembrando a importância do multilinguismo. Distribuíram-se autocolantes com slogans nas várias línguas: Sprich mit mir, Speak with me, Parle avec moi, (...)Os alunos completaram a frase: “Aprender Línguas é ....”.
Projetaram-se vídeos aos alunos do 9.º ano, intitulados "Línguas na 1ª Pessoa", dos ex-alunos João Lopes, Rodrigo Carvalho e Francisca Pereira, que partilharam a importância das línguas na sua vida profissional, nomeadamente na área da aviação, no Parlamento Europeu e em voluntariado.
Foi ainda dinamizada uma palestra com as intervenções de seis ex-alunos que se encontram a trabalhar no estrangeiro ou que já vivenciaram experiências fora do seu país e de três alunas de Erasmus (uma belga e duas francesas), presentes de momento na escola. Todos realçaram a importância de se saber falar mais do que uma língua e da liberdade que esse conhecimento proporciona. Hélder Farinha, a trabalhar na área do Turismo no concelho, nomeadamente em visitas guiadas no castelo; Joana Oliveira, via Zoom, em direto da Alemanha e Luana Marques, que fez Erasmus de longa duração na Tailândia, salientaram também a relevância das línguas no mercado de trabalho e nas viagens. O Programa Erasmus foi apresentado e uma aluna do agrupamento, que fez Erasmus na Polónia, sublinhou o enriquecimento histórico-cultural e social deste programa europeu. Foram intercalados momentos musicais nas línguas francesa e inglesa, nas vozes de Cassandra Moreira, Maria Pereira e Tiago Oliveira, com a declamação de poemas em português, francês e inglês e um poema multilingue por Caroline Fernandes, Renato Rodrigues e Mariana Mendes.
Salienta-se também o contributo de alunos oriundos da Roménia, Ucrânia, França e Espanha, acompanhados de dois professores, que estiveram presentes numa emissão da ABC Portugal. O programa, conduzido pela jornalista Paula Melo, centrou-se em conversas sobre o "Dia Europeu das Línguas", o seu significado e a importância do tema no mundo atual.