É já um acontecimento aguardado com muita expetativa no Agrupamento de Escolas de Ourém. Com o aproximar do final de cada ano letivo, os nossos alunos de Artes apresentam, em exposição, trabalhos da sua autoria, num espaço privilegiado da cidade de Ourém, como é o auditório cultural do Antigo Edifício dos Paços do Concelho.
Trata-se de uma coletânea de trabalhos elaborados ao longo do ano letivo, numa partilha com a comunidade e que resulta de uma parceria com a Câmara Municipal de Ourém, integrando o Plano Nacional das Artes.
Como construir a nossa identidade (inacabada), através da expressão que se liberta, foi o desafio proposto aos alunos do 10.º Ano. Já no 11.º Ano, foi explorado o tema da liberdade como uma flor que precisa de ser cuidada em cada gesto, nutrida, compreendida. Na celebração dos 50 anos do Dia da Liberdade, trabalhou-se a memória histórica (inspiração), o presente (responsabilidade), o futuro que se expressa (criação). Uma escolha que não acaba.
Relativamente ao 12.º Ano, os alunos trabalharam a partir do conceito de obra aberta, inconclusiva, que exige ao recetor, no ato da fruição, uma participação bastante ativa a fim de perceber a obra como um objecto a várias possibilidades interpretativas.
O ato inaugurativo, que decorreu ontem, dia 9, contou com a presença da Diretora do AEO, Sandra Margarida Pimentel e da Vice-Presidente do Município de Ourém, Isabel Costa, para além das professoras e dos alunos de Artes. Outros docentes e alunos do AEO quiseram associar-se a este momento, felicitando os alunos artistas pela qualidade dos seus trabalhos.
A exposição “INACABADO” está patente até 31 de maio e pode ser apreciada de terça a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.