Nos passados dias 30 e 31 de outubro, duzentos e quarenta e cinco alunos do 10.º ano (Cursos Profissionais e Cursos Científico-Humanísticos) rumaram à Batalha, a fim de se enquadrarem no estudo da obra “Crónica de D. João I”, de Fernão Lopes, no âmbito da disciplina de Português.
A viagem, em seis autocarros, percorreu aproximadamente a “Rota do Condestável“, isto é, o percurso efetuado pelas tropas de D. João I e de D. Nuno Álvares Pereira a caminho de Aljubarrota, modernamente conhecida por IC9.
Do programa da jornada constaram a visita ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (onde se efetuou uma visita ao campo de batalha e o visionamento de um excelente filme sobre a batalha e o seu enquadramento), a visita ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e a visita guiada ao Mosteiro da Batalha, encenada pelo grupo de teatro “O Nariz”, que proporcionou um conhecimento muito dinâmico e divertido do monumento, classificado pala Unesco como Património Mundial.
Esta ação, enquadrada por catorze professores da Escola Básica e Secundária de Ourém, proporcionou aos alunos, para além de um saudável convívio, um conhecimento bastante consistente do património local e regional, permitindo, ao mesmo tempo, uma motivação importante para o estudo da obra de Fernão Lopes.
Com um comportamento exemplar, os alunos revelaram, no final, um entusiasmo tocante, mostrando que a iniciativa cumpriu plenamente os objetivos preconizados.
Mário Catarino