No âmbito projeto Erasmus+, no dia cinco de fevereiro, no auditório da EBSO, teve lugar a disseminação dos vários cursos estruturados do KA121 e KA122.
Os professores Idalina Oliveira e Cláudio Saragoça tiveram a oportunidade de falar das suas aprendizagens no curso “Going digital in an Innovative Classroom” by Smriti Vasistha e Nilesh Patel, no International Training Center (ITC) em Praga, República Checa. Salientaram algumas das aprendizagens significativas adquiridas, nomeadamente, a importância de um ensino inovador com recurso a algumas ferramentas digitais, utilizando de forma assertiva as potencialidades da inteligência artificial (IA).
Referiram também os aspetos positivos da aplicação de estratégias de jogo em processos educacionais (gamificação) e as suas potencialidades na estimulação das capacidades de resolver problemas, de forma criativa e colaborativa. Mencionaram ainda algumas ferramentas digitais utilizadas em estratégias de “blended learning”, nomeadamente, aulas invertidas (flipped classroom) e rotação por estações (station rotation), de forma a criar um ensino inovador e estimulante. Os docentes descreveram alguns aspetos práticos da logística necessária para otimizar a frequência de ações de formação noutros países e apresentaram, com recurso a imagens, alguns locais emblemáticos de Praga e alguns aspetos da cultura checa. Destacaram também a importância da partilha de experiências e de reflexões com colegas de outros países, nomeadamente, Áustria, Eslováquia, Itália, Roménia, Polónia, Chipre e Turquia, que permitiram aprendizagens bastante enriquecedoras.
As professoras Ana Freire e Patrícia Senra falaram do curso “Artificial Intelligence: Tools for Teachers To Create Engaging Lessons and Boost Student Achievement - Leverage AI in Education”, em que se desenvolveram temas como: o papel da IA na promoção de competências do século XXI; o pensamento crítico; a resolução de problemas e a criatividade no envolvimento e desempenho dos alunos. Foram igualmente exploradas diversas ferramentas de IA na criação e personalização de conteúdos, com dinamização de Workshops interativos. As docentes tiveram ainda oportunidade de contactar com a cultura e os sabores de Atenas. A cidade, berço da civilização ocidental, da política e da democracia, da arte e da filosofia, dos templos e dos deuses, é dominada por monumentos do século V a.C., como a Acrópole - cidadela no topo de uma montanha repleta de construções antigas, como o templo Partenon. O compartilhamento de experiências e reflexões entre professores de diversos países (Portugal, Espanha, Itália e Lituânia), permitiu o enriquecimento das aprendizagens.
A psicóloga Cristina Ribeiro e a Educadora Social Cristina Moreira apresentaram, de modo interativo, o curso Teaching Next Generation Skills – Creating Expert Learners, usando dinâmicas que aprenderam em Praga onde se realizou o curso Erasmus+. O curso abordou a IA como ferramenta facilitadora do trabalho com crianças e jovens e da aquisição de competências socioemocionais no sucesso das aprendizagens.
Opinião de alguns professores que assistiram ao evento:
professora do grupo 300: ”Gostei muito de ouvir o testemunho de colegas que tiveram o privilégio de aprender com professores de outras nacionalidades, em contextos culturais também eles enriquecedores. A disseminação destes conhecimentos e da utilização de ferramentas digitais em sala de aula é realmente importante para nós, porque nos permite aulas mais motivadoras.”
professora do grupo 530: “Gostei muito de assistir às partilhas das experiências dos colegas que estiveram noutros países europeus, das experiências que partilharam connosco e da forma interativa como foram apresentadas.”
Uma professora do grupo 550 sublinhou a importância da partilha e acrescentou: “ é interessante que ela exista para a comunidade escolar saber das atividades que o projeto Erasmus + project desenvolve no AEO.”