preregistosmalll

 

Formulário de Pré-Inscrições 2022/2023

 

Para mais informações sobre a oferta formativa do agrupamento no ano letivo 2022/2023  - Clique aqui

 

 

f4

No passado dia 18 de fevereiro foi realizado o Fórum Estudante - Inspiring Future 2022, destinado aos alunos do 12 ano da EBSO.

 Ao longo da
 manhã foram realizadas duas sessões de esclarecimento com a temática "acesso ao ensino superior", assim como foram ainda desenvolvidos workshops com temáticas diversas relativas ao processo de tomada de decisão académica e profissional e ingresso no mercado de trabalho.
 
 
 
 
 
 
 

No sentido dotar os alunos  dos cursos profissionais da EBSO de competencias transversais e dando continuidade ao ciclo de sessões promovidas pela CLDS 4G Ourém (Contrato Local de Desenvolvimento Social 4ª Geração de Ourém),  em articulação com o GAIP (Gabinete de apoio à inserção profissional do AEO),  realizou-se no dia 19 de novembro um workshop para os alunos finalistas dos cursos profissionais, com a temática "Curso, Estágios e voluntariado".

pequena  

 

 

No dia 29 de outubro foi dinamizada na EBSO mais uma sessão para os alunos finalistas dos cursos profissionais, com a temática "Procurar emprego? O que querem de mim? Qualidades e competências.", promovida pela CLDS 4G Ourém (Contrato Local de Desenvolvimento Social 4ª Geração de Ourém)  em articulação com o GAIP (Gabinete de apoio à inserção profissional do AEO) 

imagemsessaoCLDS  

 

 

Decorreu no passado dia 15 de outubro uma sessão para os alunos finalistas dos cursos profissionais, dinamizada pela CLDS 4G Ourém (Contrato Local de Desenvolvimento Social 4ª Geração de Ourém)  em articulação com o GAIP (Gabinete de apoio à inserção profissional do AEO) subordinada ao tema "Carreira Profissional - O que é? Como construir?  Empregado por conta de outrem VS próprio emprego"

carreira prof  

 

 

Apresenta-se de seguida uma reflexão sobre a qualidade do ensino profissional, em que contamos com a participação de vários dos Stakeholders que têm colaborado ativamentente com o Agrupamento  no desenvolvimento do Ensino Profissional no AEO. A auscultação dos interlocutores convidados, é essencial para nos ajudar a melhorar o trabalho desenvolvido nos nossos cursos profissionais.

 

  • 10º Ano: (35 semanas)

Início das aulas: 17 de setembro

Término das aulas: 25 de junho

  • 11º Ano: (30 semanas)

Início das aulas: 17 de setembro

Término das aulas: 18 de maio

Formação em Contexto de Trabalho: 24 de maio a 5 de julho (28 dias + 4h – 200 h)

Reuniões de avaliação: 19 e 20 de maio

  • 12º Ano: (19 semanas)

Início das aulas: 17 de setembro

Término da componente curricular: 12 de fevereiro

Aulas de apoio às PAP (todos os professores do CT), recuperação dos módulos do último ano, apresentação dos formandos nas empresas: de 18 a 22 de fevereiro

Reuniões de avaliação: 23 de fevereiro a 24 de fevereiro

Formação em Contexto de Trabalho: 25 de fevereiro a 8 de julho (85 dias + 5h= 600h)

Apoio às PAP: 9 a 13 de julho

Apresentação das PAP: 14, 15 e 16 de julho

Reunião final de avaliação: 20 de julho

  • Épocas para recuperação dos módulos em atraso:

1.ª Época:

- Inscrições: 17 a 22 de setembro (máximo 5 módulos e 5 euros por exame)

- Apoios: 30 de setembro e 7 de outubro

- Exames: 14, 21 e 28 de outubro; 4 e 11 de novembro

- Afixação das pautas: 23 de novembro

2.ª Época:

- Inscrições: 5 a 8 de janeiro

- Apoios: 20 e 27 de janeiro

- Exames: 3,10 e 24 de fevereiro e 3 e 10 de março

- Afixação das pautas: 17 de março

Época Especial – alunos do 12.º ano (com 4 módulos em atraso):

- Inscrições: 7 a 11 de junho

- Exames: 9 a 13 de julho

Decorreu no passado dia 20 de Dezembro, uma sessão de esclarecimento para os Encarregados de Educação, sobre o processo de certificação EQAVET.

 Apresentação

 

 

Decorreu no passado dia 18 de Dezembro, uma sessão de esclarecimento para os Assistentes Operacionais, Assistentes Técnicos dos Serviços de Psicologia e Orientação, sobre o processo de certificação EQAVET.

 Apresentação

 

 

Decorreu no passado dia 27 de novembro, uma sessão de esclarecimento para os docentes afetos aos cursos profissionais e centro Qualifica do AEO, sobre o processo de certificação EQAVET.

 Apresentação

 

 

imagem1Decorreu no passado dia 12 de novembro, uma sessão de esclarecimento para os alunos dos cursos  profissionais do AEO, sobre o processo de certificação EQAVET.

 

 Apresentação

 

 

O Agrupamento de Escolas de Ourém encontra-se desde o final do ano letivo passado em processo de certificação EQAVET.

EQAVETO EQAVET é um instrumento a adotar de forma voluntária pelos Estados-Membros que lhes permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta de EFP(Ensino e Formação Profissional), bem como a qualidade das práticas de gestão.

Esta certificação:

  • Implica processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, e relatórios de progresso.
  • Estabelece critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de EFP.
  • Evidencia a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação, monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores de EFP.

Saiba mais aqui.