No âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, no dia 15 de janeiro de 2026, a Professora Inês Lisboa, do Instituto Politécnico de Leiria, veio ao JI/EB1 Pisão-Matas dinamizar uma sessão sobre Literacia Financeira.
A atividade teve como objetivo sensibilizar os alunos para a importância da poupança, do consumo responsável e da gestão consciente do dinheiro
A sessão decorreu de forma dinâmica e os alunos puderam colocar questões e partilhar experiências.

No dia 6 de janeiro, festejou-se o “Dia de Reis”.
Na aula, foi relembrada a sua história, assim como a simbologia do bolo-rei, que é tradição desta quadra.
Fizeram-se as coroas e cantaram-se os reis aos colegas do Jardim de Infância do Bairro e, mais tarde, aos pais.
A todos um Bom Ano de 2026 e que sejam muito felizes…

No dia 23 de janeiro, as crianças do Pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico do Pinheiro levaram a cabo a atividade "Cantar as Janeiras".
Cantaram dentro dos portões da escola (devido ao tempo instável que se fazia sentir) e desafiaram a comunidade a vir assistir e aplaudir.
Todos agradecem àqueles que puderam estar presentes!
Votos de Bom Ano!

No dia 22 de janeiro, decorreu a cerimónia do içar da Bandeira Eco Escolas na EB1 do Bairro.
Foi com grande orgulho, que se levantou este símbolo do trabalho, do empenho e do compromisso para com o ambiente, garantindo um futuro melhor às próximas gerações. O momento contou com a presença do senhor Vice-Presidente da Câmara de Ourém, Rui Vital, do senhor Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, Alexandre Faria, das adjuntas Maria José e Madalena Ferreira, da direção do Agrupamento de Escolas de Ourém e do professor de música Rui Carvalho das AEC, assim como de toda a comunidade educativa.
Agradece-se sinceramente a todos aqueles que apoiaram esta caminhada e um especial obrigado à professora Sandra Gaivoto.

Para manter viva a tradição, os alunos do Jardim de Infância e da Escola Básica de Cercal foram "Cantar as Janeiras" à comunidade local, desejando a todos um bom Ano Novo.
"Aqui estamos nós, todos reunidos, / cantar as Janeiras, aos nossos amigos! / Sem nenhum interesse e muita amizade, / cantando as Janeiras, à sociedade!".


No dia 15 de janeiro de manhã, a Dra. Sandrina Nunes da Proteção Civil veio à escola para simular um incêndio e para falar das medidas de autoproteção.
As ações de evacuação foram rápidas e ordenadas. Os alunos ficaram a saber o que fazer se as roupas arderem (deitar no chão e rolar), não correr, sinalizar a presença, usar o extintor, fechar portas e janelas para conter o fogo, e ligar para emergências (112).
Realça-se deste modo a importância da segurança da comunidade escolar.

© 2026 AEO