A aluna Rita Simões do 9.ºFA, da Escola EB 2,3 de Freixianda, conquistou, no dia 30 de novembro, em Coimbra, o primeiro lugar, no escalão referente ao 3.º Ciclo, da segunda edição do concurso do Projeto Artístico Internacional «ArteChair», subordinado ao tema «Aquecimento Global – Não fiques sentado», proposta que desafiava cada aluno a ser um ativista em defesa do planeta ao expressar-se artisticamente, a partir da construção da maquete de uma cadeira.
Este projeto de curta duração visou também despertar os alunos para novos caminhos de integração intercultural, numa atitude reflexiva, criativa e singular, assumindo-se a arte como veículo facilitador da união, partilha e colaboração entre povos, regiões e culturas, factor determinante de uma progressiva construção social globalizada, que se quer mais curta, mais tolerante, mais solidária e humanizada.
O referido concurso decorreu em várias escolas de Portugal, Angola, Moçambique, Brasil, Timor-Leste, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Um júri internacional avaliou e destingiu os melhores trabalhos com a atribuição de certificados de mérito artístico.
A participação neste concurso foi proposta a todos os alunos do 3.º Ciclo pela docente
da disciplina de Educação Visual, Carolina Dengucho, no decorrer do ano letivo 2021/2022.
Os trabalhos premiados e outros, entre os quais vários da Escola EB 2,3 de Freixianda, podem ser apreciados, em exposição a decorrer no "Portugal dos Pequenitos", em Coimbra, até ao dia 28 de fevereiro de 2023.