Paris acolheu entre 18 e 25 de julho as Olimpíadas Internacionais da Física, um encontro mundial que pôs em competição para cima de 400 alunos de ensino secundário de mais de 50 países. Portugal esteve representado por uma equipa de 5 alunos, entre eles o Tiago Oliveira da Escola Básica e Secundária de Ourém.
Uma competição intensa, com duas provas individuais de cinco horas cada, uma prática e outra teórica, que rendeu a Portugal 3 menções honrosas, entre elas uma para o nosso aluno.
Além da competição, o evento contou com momentos de diversão de visita a monumentos e espaços de investigação científica, tempos de convívio, e com várias conferências especializadas, em particular com os vencedores franceses do prémio Nobel da Física de anos recentes.
O contacto com alunos de muitos países, representando o melhor do ensino das ciências, foi uma oportunidade única de conhecer outras culturas, ao mesmo tempo que se destacou a importância da ciência como linguagem universal capaz de unir os povos para além das diferenças e fundamental na promoção da paz.
A competição foi mais uma vez dominada pelos concorrentes asiáticos, com o primeiro lugar absoluto a ser conquistado pelo coreano Hyeokjoon Lee, seguido de representantes da China, Japão e Hong Kong nas cinco posições de topo.
Parabéns aos representantes de Portugal e em especial ao Tiago Oliveira, que fez a melhor prestação da equipa nacional, com um total de 14.8 pontos.
![]() |
![]() |
![]() |