Sob o lema “Eu sou porque Tu És – Construir Pontes”, decorreu na segunda-feira, dia 19, um dia de formação destinado aos assistentes operacionais da Escola Básica e Secundária de Ourém.

O projeto Academia de Líderes Ubuntu na Escola chegou até nós, no início deste ano letivo, dirigido prioritariamente aos alunos, com os quais foram desenvolvidas duas semanas de formação, em janeiro e em maio. Este programa de capacitação de jovens, através de um modelo de educação não formal, inspirado pela filosofia Ubuntu, que tem o objetivo de estimular para a liderança servidora ao serviço da comunidade, proporciona também oportunidades de formação noutros contextos, nomeadamente, para os profissionais que trabalham diariamente com os alunos.

Assim, aconteceu este primeiro momento que contou com a participação de 12 Assistentes Operacionais que, ao longo do dia refletiram, a partir de várias dinâmicas, sobre a importância da valorização das relações humanas, a interdependência e a responsabilidade perante o outro.

Estas sessões de formação têm também o propósito de promover as capacidades socio-emocionais de cada um e ainda potenciar competências de comunicação, de criatividade, gestão de conflitos e de negociação.

No final do encontro, todos os intervenientes manifestaram a sua satisfação pelas atividades realizadas e gratidão pelos momentos de partilha vividos.

No encerramento e antes do “Brinde à Mudança” e da entrega dos certificados da ação aos participantes, a diretora do Agrupamento de Escolas de Ourém, Sandra Margarida Pimentel, enalteceu a importância da filosofia e método Ubuntu enquanto espaço de valorização pessoal, profissional e social de cada um e, desse modo, em prol de toda a comunidade escolar. Por fim agradeceu também à equipa formadora, que orientou esta sessão e que é constituída por 8 elementos, entre professores, uma educadora social e uma educadora de infância.

A Academia de Líderes Ubuntu na EBSO resulta de uma parceria entre o Instituto Padre António Vieira (IPAV), o Agrupamento de Escolas de Ourém e a Câmara Municipal de Ourém.

 

 

 

 

 

 

Notícias

 

 

 

 

logoEEE 

   

 logo EEgrande

  

 

 

 

SeloES intermedio  

 

  

Bronze 2023 10 en 5d278

 

SELFIE 2020 2021 session 3

 selfie2023
 PESSOAS2030 BarraCofinan Ass RGB 2744px

 

 

Logótipo_Selo_EQAVET.jpg