EBSO conquista o 1.º lugar da Assembleia Jovem de Ourém
Foi com o projeto intitulado: “A Arte de Agir!” que os nossos alunos do 11.º e 12. Anos: Pedro Verdasca, João Ventura, Carlota Pereira, Beatriz Gonçalves, Ana Laura Henriques, Guilherme Veríssimo e Carolina Rito, venceram o escalão do ensino Secundário da AJO – Assembleia Jovem de Ourém.
A proposta apresentada pelos nossos alunos, tem como ponto de referência o Jardim Le Plessis – Trévise (no centro da cidade), apontando para a sua revitalização, assim como o melhoramento do seu parque infantil, com a colocação de novos equipamentos, a ampliação do espaço de esplanada, embelezamento da fonte, novas casas de banho, a renovação dos canteiros, a criação de um caminho pedonal e a realização de atividades lúdicas e concertos aos fins de semana, entre outros.
Para além disso, é ainda sugerida a criação de uma escultura com o logotipo da cidade de Ourém, a colocar naquele jardim de modo a que, as pessoas possam tirar fotos com vista panorâmica para os castelos. O projeto vencedor contempla também a colocação de azulejos relacionados com cada freguesia do concelho, enaltecendo-o, dando igualmente destaque à arte urbana.
A proposta dos nossos alunos assume-se assim como um contributo importante, de ideias e propostas que poderão constituir um excelente complemento ao projeto de requalificação que, em breve, o Município irá realizar naquele espaço privilegiado da cidade.
O Agrupamento de Escolas de Ourém participou, também, com outros dois grupos, no escalão do 2.º e 3.º Ciclos, com os seguintes projetos: “Traçamos Recordações!” - Lampetra auremensis, da autoria dos alunos do 9.º Ano da Escola Básica e Secundária de Ourém: Laura Reis; Lara Lopes; Lara Bento; Constança Borges; Tomás Baptista; Bianca Antunes e João Lopes e ““AmbientArte”, da autoria dos alunos do 8.º Ano da Escola Básica 2,3 de Freixianda: Maria Ferreira; Edgar Simões; Vera Almeida; Inês Mariano; Cristiana Gomes; Cristiana Oliveira e Inês Pereira.
Ao desafio lançado, no decorrer deste ano letivo, foram várias as equipas que se formaram, surgindo as mais diversas e interessantes propostas, bem reveladoras do envolvimento dos nossos alunos numa cidadania ativa e empenhada, num futuro que se quer melhor para todos.
O Coordenador de Cidadania e Desenvolvimento do AEO
Jorge Martins