Em ano festivo, pela comemoração dos nossos 50 Anos, decorreu na terça-feira, dia 23, na Escola Básica e Secundária de Ourém, a cerimónia de Hastear da Bandeira Verde Eco-escolas.

O Eco-Escolas é um projeto internacional de educação ambiental que tem por objetivo sensibilizar para uma ação proativa dos mais jovens em causas ambientais que vão desde a aplicação da política dos 4 Rs (repensar, reduzir, reutilizar, reciclar); à economia circular, aos bons hábitos alimentares, à sustentabilidade, ao estudo da Biodiversidade, à preservação e observação da natureza.

A Associação da Bandeira Azul reconhece o valor pedagógico e cívico das atividades dinamizadas pelos professores, atividades essas integradas na Articulação e Flexibilidade Curriculares e no plano de ação Eco-escolas, com a atribuição desta bandeira verde.

Na cerimónia, animada pela participação e actuação da turma do 6.ºC, sob a orientação do Prof. José Santos, marcaram presença, para além da nossa diretora, Sandra Margarida Pimentel e as professoras responsáveis pelo Projeto Eco-escolas da EBSO, Rosa Pereira e Patrícia Senra, o Vereador Natálio Reis, o presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, Luís Serras Sousa, o Chefe de Divisão da Educação, José António Martins, assim como as colaboradoras da divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Ourém e ainda as representantes da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EBSO.

Esta iniciativa contou também com a participação dos Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, no âmbito do Dia da Floresta Autóctone, com a plantação de árvores na EBSO e também na EB 2,3 de Freixianda.

Os alunos da EBSO estão de parabéns pelo empenho e entusiasmo na participação nas atividades. Toda a comunidade escolar está unida no firme propósito de fazer a diferença junto da comunidade Oureense pela dinâmica de atividades de carácter ambiental e solidário como o projecto “Dress a girl”.

“O tempo está a esgotar-se e devemos procurar não perder a oportunidade sermos guardiões fiéis do Mundo que Ele confiou as nossos cuidados”- Papa Francisco.

Reciclagem: EBSO destaca-se a nível nacional

O reconhecimento da ABAE pela qualidade dos trabalhos realizados chega-nos pela atribuição dos seguintes prémios:

1º Prémio Nacional European Recycling Platform Portugal na recolha de pilhas usadas(1533kg)

10º Lugar na ERP na recolha de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos

1º Prémio para ilustrações científicas dos “Animais da horta”

1º Prémio Nacional pela Construção do Eco-ponto Amarelo

1º Prémio-Concurso Regional EPAL-“O mar começa aqui”

1º Prémio Ex-aequo “Constroi o teu traga pilhas”-pilhão eletrónico

1º Prémio Ex-aequo pelo “Declara-te ao Planeta”

Menção honrosa para o Vídeo “O Ar que eu respiro”

5º Prémio pelo Póster Eco-código

 

 

Notícias

 

 

 

 

logoEEE 

   

 logo EEgrande

  

 

 

 

SeloES intermedio  

 

  

Bronze 2023 10 en 5d278

 

SELFIE 2020 2021 session 3

 selfie2023
 PESSOAS2030 BarraCofinan Ass RGB 2744px

 

 

Logótipo_Selo_EQAVET.jpg