A Associação Canguru sem Fronteiras é uma associação de carácter internacional (atualmente a associação conta com representantes de oitenta e seis países e mais de seis milhões de participantes em todo o mundo, tendo Portugal concorrido pela primeira vez em 2005) com o objetivo de promover a divulgação da Matemática elementar e é responsável pela organização anual do Concurso CANGURU·MATEMÁTICO em todos os países participantes. Este concurso pretende estimular e motivar o maior número possível de alunos para a Matemática.
O concurso consiste numa única prova, não existindo nenhuma seleção prévia nem prova final. Há oito categorias, de acordo com as idades dos alunos: Mini-Escolar nível I (2.º ano de escolaridade), Mini-Escolar nível II (3.º ano de escolaridade), Mini-Escolar nível III (4.º ano de escolaridade), Escolar (5.º e 6.º anos de escolaridade), Benjamim (7.º e 8.º anos de escolaridade), Cadete (9.º ano de escolaridade), Júnior (10.º e 11.º anos de escolaridade) e Estudante (12.º ano de escolaridade). A prova consiste num questionário de escolha múltipla de dificuldade crescente.
No presente ano, em Portugal, participaram 71 674 alunos, tendo a aluna Ema Guerreiro, da Escola Básica da Cova da Iria, ficado em primeiro lugar a nível nacional, na categoria Mini-Escolar nível I (8 551 participantes). PARABÉNS!