Na passada segunda-feira, dia 3 de fevereiro, celebramos o Dia dos Crepes! O Clube da Diversidade, em colaboração com a disciplina de Francês, comemorou a tradição francesa de La Chandeleur, que se celebra a 2 de fevereiro, 40 dias após o Natal.
Para assinalar esta data, os alunos de Francês das turmas 10.ºI e 11.ºD seguiram a tradição e prepararam deliciosos crepes para oferecer aos colegas.
A origem de La Chandeleur remonta à época romana, sendo inicialmente uma festa em honra do deus Pan – deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores. Durante a celebração, os romanos percorriam as ruas da cidade com velas (ou chandelles, em francês). Mais tarde, La Chandeleur tornou-se uma festa católica associada à Apresentação de Jesus no Templo, e é celebrada em Portugal como o Dia de Nossa Senhora das Candeias.
Em França, é tradição, neste dia, confecionar e comer crepes para que haja prosperidade e abundância durante todo o ano. Acredita-se que esta tradição tenha origens medievais e esteja ligada à prática de fazer crepes para garantir uma boa colheita no ano seguinte. A sua forma redonda simboliza o sol e a fertilidade, e a tradição de o virar com a mão direita, enquanto se segura uma moeda na mão esquerda, traz boa sorte e prosperidade.
«Qui mange des crêpes quand la Chandeleur est arrivée, est sûr d'avoir argent pendant l'année.»
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |