O Agrupamento de Escolas de Ourém acolhe alunos imigrantes de várias nacionalidades e como forma de valorizar essa diversidade cultural, ao longo deste ano letivo têm vindo a decorrer várias iniciativas em alguns dos seus estabelecimentos de ensino.
Desta vez foi na Escola Básica e Secundária de Ourém que, no passado dia 21 - Dia Mundial da Diversidade cultural para o Diálogo e o desenvolvimento - foi servida, na cantina escolar, uma ementa diferente e que teve como prato principal "Holubtsi". Quem almoçou, nesse dia, no refeitório, foi também brindado, pelo clube Ubuntu, com um rebuçadinho da Europa de Leste e uma bandeirinha com pequenas curiosidades sobre a Ucrânia e frases alusivas à diversidade cultural.
Numa escola multicultural como a nossa, em que a diversidade cultural é também a nossa riqueza, os alunos foram ainda desafiados a responder a um "Quizizz" sobre esta temática.
Assente nos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o dia 21 de maio procura afirmar valores, como o respeito pela diferença entre culturas, a solidariedade entre os povos, a coesão social e o diálogo. Sublinha, também, a importância da cooperação para alcançar a paz e para uma convivência plena e harmoniosa.