No âmbito de mais uma sessão do Conselho Municipal da Juventude, que decorreu terça-feira, dia 2, no auditório do edifício dos Paços do Concelho, foram apresentadas as propostas relativas ao programa “Integra-te - Jovens autarcas”. 

A iniciativa, dirigida a alunos do 3.º Ciclo e Ensino Secundário do concelho, contou, mais uma vez, com a participação do Agrupamento de Escolas de Ourém.

Da EBI de Freixianda, os alunos que integraram a lista C, apresentaram ideias e sugestões que visam aproximar as populações e apoiar o associativismo local, entre as quais se destacam, a disponibilização de trotinetes/bicicletas eléctricas, na União de freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais e ainda a renovação do campo de futebol da Freixianda. Para além disso, propuseram ainda a promoção de campanhas de consciencialização para a igualdade social nas escolas e a construção do monumento da igualdade num local turístico do concelho. 

Da Escola Básica e Secundária de Ourém, sob o lema “Ourém, Jovem e Dinâmico”, os alunos apresentaram um conjunto de propostas para várias áreas, entre as quais, no Combate à Desigualdade de Oportunidades e Inclusão Social: Realizar encontros educativos onde os imigrantes possam aprender sobre os direitos e deveres que têm no país, incluindo acesso à saúde, educação, entre outras e criar programas de mentoria em que imigrantes, que já estão estabelecidos no país, possam apoiar os recém-chegados. Na área da Inovação e Criatividade, usar tecnologia para criar uma aplicação móvel ou QR codes espalhados pela cidade que contêm histórias sobre o património local, através de vídeos, animações, entre outras. No setor do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, desenvolver uma campanha de sensibilização para destacar a importância da plantação de árvores autóctones, promovendo a reflorestação sustentável de áreas ardidas e a prevenção de incêndios florestais.

Em relação à Cultura, propuseram criar uma peça teatral anual que retrate a história e as tradições de Ourém, promovendo a identidade local e envolvendo a comunidade na valorização do seu património cultural e ainda construir uma nova biblioteca moderna, acessível e dinâmica, com melhores condições e maior espaço, tornando-a um centro de conhecimento, cultura e inovação para toda a comunidade. Quanto à Emancipação Jovem, uma das propostas visa a criação de uma bolsa de Habitação Jovem, ou seja, um programa de apoio ao arrendamento para jovens que queiram viver e trabalhar no concelho. Para o setor do Associativismo e Desporto, incentivar as atividades Físicas para Idosos e estimular o voluntariado Jovem em atividades desportivas.

No seguimento deste programa, que visa potenciar comportamentos de cidadania, valorizar as opiniões dos jovens e as suas ideias para o futuro da comunidade ouriense, no próximo dia 23 de abril, os alunos participantes terão a oportunidade de acompanhar, por um dia, o Presidente da Câmara e Vereadores, permitindo-lhes, desse modo, tomar conhecimento das funções de um executivo municipal, aproximando-os e integrando-os nas diversas dinâmicas dos serviços municipais e da gestão autárquica. 

 

 

 

 

Notícias

 

 

 

 

logoEEE 

   

 logo EEgrande

  

 

 

 

SeloES intermedio  

 

  

Bronze 2023 10 en 5d278

 

SELFIE 2020 2021 session 3

 selfie2023
 PESSOAS2030 BarraCofinan Ass RGB 2744px

 

 

Logótipo_Selo_EQAVET.jpg 

 

 

Selo OIE 2