No âmbito do Eco-Escolas, alunos de quatro escolas do concelho, nomeadamente da Escola Básica e Secundária de Ourém e da Escola Básica 2/3 de Freixianda, acompanhados pelos professores responsáveis e por dois representantes da Câmara Municipal, participaram no Dia Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2024 que se realizou no passado dia 10 de outubro, no Palácio dos Desportos Helena Sentieiro, em Torres Novas, entre as 9h00 e as 17h00.

Este evento, considerado o maior a nível nacional, na área da educação ambiental, destina-se a todas as Escolas, Básicas e Secundárias, Galardoadas com a Bandeira Verde 2024 e reúne mais de 3500 crianças, jovens, professores e autarcas de todo o país. Iniciou-se com a Eco-Mostra, durante a qual os jovens puderam participar em múltiplas atividades e iniciativas dinamizadas por entidades parceiras. Ainda durante a manhã, existiu uma sessão só para convidados onde foram entregues os prémios dos desafios 2023/24 e outras distinções Eco-Escolas. Cada escola teve a oportunidade de receber a sua Bandeira Eco-Escola, símbolo do compromisso que a escola assumiu em prol da educação para o desenvolvimento sustentável. As festividades prosseguiram durante a tarde com mais distinções e diversas atuações, principalmente das cantoras Rita Redshoes e Carolina de Deus. 

Destaca-se que a Escola Básica e Secundária de Ourém também recebeu o primeiro prémio da quarta edição do desafio “O Ar que eu Respiro”, na categoria Planos de Aula. Esse desafio surge no âmbito de uma parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente – APA e o Programa Eco-Escolas, cujo objetivo é estimular, conhecer e investigar questões relacionadas com a qualidade do Ar, através de um conjunto de atividades destinados a escolas de todos os graus de ensino. Participaram neste projeto 156 escolas que podiam optar pela realização de quatro desafios disponíveis: Painel QualAR | todos os graus de ensino, divididos por 3 escalões; JogAR | todos os graus de ensino, divididos por 3 escalões; ManifestAR | todos os graus de ensino, divididos por 3 escalões e Planos de Aula | Desafio para professores. A professora Inês Sofia das Neves foi a docente que dinamizou essa atividade, elaborando o plano de aula, criando os materiais e aplicando-os nas suas turmas de 9.º ano de escolaridade, no âmbito das disciplinas de Geografia e de Cidadania e Desenvolvimento.

Para além disso, no âmbito do projeto Geração Depositrão, a EBSO ainda foi a escola do país que mais pilhas recolheu (1167,5 Kg de pilhas, recebendo por isso 583,75€).

Salienta-se ainda que o Jardim de Infância de Boleiros-Maxieira também foi galardoado pela Associação Bandeira azul de Ambiente e Educação (ABAAE) e irá receber a sua bandeira pela autarquia.

 

O AEO e o Galardão Eco-Escolas

 

 

 

Notícias

 

 

 

 

logoEEE 

   

 logo EEgrande

  

 

 

 

SeloES intermedio  

 

  

Bronze 2023 10 en 5d278

 

SELFIE 2020 2021 session 3

 selfie2023
 PESSOAS2030 BarraCofinan Ass RGB 2744px

 

 

Logótipo_Selo_EQAVET.jpg