De 5 a 9 de fevereiro realizou-se um job shadowing (partilha de experiências profissionais) em Reikjavik, na Islândia, que reuniu professores de vários países: Espanha, França, Polónia e Portugal, representado por professores da Escola Básica e Secundária do Agrupamento de Escolas de Ourém.

Inserida no programa Erasmus+, esta mobilidade incluiu a visita a Vesturbaejarskóli (escola primária, escola UNICEF) e a Hagaskóli (escola secundária). Durante uma semana, foi possível visitar os espaços destas escolas, acompanhar os seus professores, assimilar novas metodologias e assistir às suas aulas, interagindo também com os alunos das diferentes faixas etárias.

Além do trabalho com as escolas e os professores islandeses, é também essencial conhecer a história cultura, gastronomia e a sociedade em que essas escolas se inserem e, nesse âmbito, é habitual que os parceiros divulguem o seu país junto dos visitantes, tal como nós fazemos quando somos visitados.

Assim, ao longo destes dias foi também possível ficar a conhecer a capital, Reikjavik, com as suas casas típicas, o seu sistema energético geotermal, com piscinas de água quente no meio da neve, lagos, museus, recantos históricos (como a casa Hofdi, onde Ronald Reagan e Gorbachev assinaram o tratado que pôs fim à guerra fria), espaços dedicados à mitologia e cultura viking e os seus portos marítimos...
Fora da cidade, visitámos fiordes, glaciares, parques nacionais com geiseres ativos, praias vulcânicas e vimos, inclusive, ao longe, a erupção do vulcão na cidade piscatória de Grindavik. Tivemos ainda o inesquecível privilégio de uma noite de observação das auroras boreais!
À aprendizagem relacionada com o sistema de educação islandês, acrescentámos uma experiência sensorial extraordinária, uma enorme sensibilização ecológica e ambiental em paisagens de cortar a respiração, num país tranquilo, culturalmente muito rico, socialmente evoluído e com um povo simples, simpático e prestável.
Foi uma partilha de experiências educativas muito proveitosa e que esperamos disseminar e replicar no nosso Agrupamento.

Equipa Erasmus + em mobilidade job shadowing na Islândia

Captura de ecrã 2024 02 12 125050

 

 

 

 

Notícias

 

 

 

 

logoEEE 

   

 logo EEgrande

  

 

 

 

SeloES intermedio  

 

  

Bronze 2023 10 en 5d278

 

SELFIE 2020 2021 session 3

 selfie2023
 PESSOAS2030 BarraCofinan Ass RGB 2744px

 

 

Logótipo_Selo_EQAVET.jpg