A Academia de Líderes Ubuntu – Escolas Ubuntu é um programa de capacitação destinado a crianças e jovens, desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala. Ubuntu é uma filosofia de origem africana que se traduz na expressão “Eu Sou porque tu És”, na valorização da interdependência e da solidariedade. Inspirada por estes valores, a Academia visa desenvolver e promover competências pessoais, sociais e cívicas dos participantes, contribuindo para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma cidade mais justa e solidária.

A Academia de Líderes Ubuntu no nosso agrupamento resulta de uma parceria entre o Instituto Padre António Vieira (IPAV), o Agrupamento de Escolas de Ourém e a Câmara Municipal de Ourém. Neste momento a escola já possui 16 educadores Ubuntu para poder aplicar o programa. O mesmo já é desenvolvido desde outubro de 2020 e gostaríamos que toda a comunidade escolar conhecesse e compreendesse a filosofia Ubuntu, assim nos dias 18 e 21 de julho realizámos uma pequena formação direcionada para os assistentes operacionais, técnicos especializados e professores. Os temas principais foram a construção de pontes e liderança servidora. Participaram 22 pessoas em cada dia, num total de 44 participantes.

No final do encontro, todos os intervenientes manifestaram a sua satisfação pelas atividades realizadas e gratidão pelos momentos de partilha vividos.

 

 

Notícias

 

 

 

 

logoEEE 

   

 logo EEgrande

  

 

 

 

SeloES intermedio  

 

  

Bronze 2023 10 en 5d278

 

SELFIE 2020 2021 session 3

 selfie2023
 PESSOAS2030 BarraCofinan Ass RGB 2744px

 

 

Logótipo_Selo_EQAVET.jpg