Lista Definitiva de alunos admitidos para ingresso nos Estabelecimentos de Ensino Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Ourém
ESCOLAS/CENTROS ESCOLARES |
JI BAIRRO |
JI CE BEATO NUNO |
JI CERCAL |
JI CE COVA DA IRIA |
JI BOLEIROS |
JI PINHEIRO |
JI FREIXIANDA |
JI GONDEMARIA |
JI MATAS |
JI OLIVAL |
No passado dia 6 de junho de 2025, os alunos da turma BN07 do 4.º ano de escolaridade, viveram uma experiência única durante uma visita especial aos bastidores do Museu Etnográfico de Ourém.
Organizada no âmbito das disciplinas de Estudo do Meio e História Local, a atividade permitiu aos pequenos estudantes mergulhar no património cultural e arqueológico da região. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de observar de perto ossadas e materiais, muitos deles feitos de barro, encontrados em escavações arqueológicas, que contam parte da história antiga de Ourém.
Outro momento marcante foi a descoberta de brinquedos antigos e de uma encantadora casa de brincar em madeira, construída ao estilo inglês, completa com divisões interiores, camas, móveis, mesas e outros elementos que encantaram os pequenos visitantes.
O grupo também conheceu utensílios agrícolas antigos usados pelos antepassados, reforçando o contacto com as tradições rurais da região. Os alunos ficaram particularmente curiosos com a forma como se tratam e preservam documentos históricos. Tiveram a oportunidade de ver de perto um livro antigo, cuidadosamente conservado, o que despertou neles ainda mais interesse pela história local.
A visita revelou-se uma verdadeira viagem no tempo, cheia de descobertas, curiosidades e aprendizagens, fortalecendo o laço entre os alunos e o património cultural da sua terra.
Data: Fátima, 6 de junho de 20025
Professora Titular: Filomena Vicente
As aulas já acabaram, mas porque não continuar a separar o papel, o cartão, o plástico, o metal e o vidro em casa?
Vamos relembrar como se faz:
Como podem ver, no dia-a-dia é simples separar embalagens de plástico e metal para o ecoponto amarelo, de papel e cartão para o ecoponto azul, ou garrafas e frascos de vidro para o ecoponto verde. No entanto, há outros resíduos que levantam questões.
Seguem alguns exemplos:
-As embalagens de esferovite (sujas ou limpas), utilizadas para fruta, carne ou peixe, devem ser colocadas no ecoponto amarelo;
-Os frascos de perfume, de creme ou de verniz, devem ir para o ecoponto verde, o mais vazios possível;
-O desodorizante (de roll-on ou spray), a embalagem de espuma da barba, a embalagem da pasta de dentes, o rímel, a paleta de sombras ou de blush, bem como a caixa da base ou o batom, quando acabam devem ir para o ecoponto amarelo;
-As rolhas de plástico e de cortiça, escovas de dentes usadas e lâmpadas usadas podem também ser recicladas. Existem ecopontos especiais em alguns supermercados ou então também se podem guardar e no início do ano letivo, colocá-las nos ecopontos para esse efeito na escola;
-As pilhas gastas devem ser colocadas no pilhão, ecoponto vermelho que existe em alguns pontos de venda e também na escola;
-As panelas, as tábuas de cozinha (sejam de madeira ou plástico) e os talheres velhinhos, desgastados ou estragados não devem ser colocados nos ecopontos, devem ser levados até ao ecocentro mais próximo;
-O óleo alimentar e o azeite usados devem ser colocados no oleão, ecoponto próprio normalmente laranja (deixar o óleo arrefecer; colocá-lo dentro de uma garrafa de plástico; fechar bem a garrafa e levá-la até ao oleão mais próximo);
-Por fim, os medicamentos fora de validade ou cujas embalagens já estejam vazias devem ser entregues nas farmácias.
Com toda esta informação, vamos então, nas férias, proceder à separação!
|
|
|
|
|
![]() |
|
![]()
|
|
|||||
![]() |
© 2025 AEO