No âmbito do Eco-Escolas, alunos de quatro escolas do concelho, nomeadamente da Escola Básica e Secundária de Ourém e da Escola Básica 2/3 de Freixianda, acompanhados pelos professores responsáveis e por dois representantes da Câmara Municipal, participaram no Dia Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2024 que se realizou no passado dia 10 de outubro, no Palácio dos Desportos Helena Sentieiro, em Torres Novas, entre as 9h00 e as 17h00.

Este evento, considerado o maior a nível nacional, na área da educação ambiental, destina-se a todas as Escolas, Básicas e Secundárias, Galardoadas com a Bandeira Verde 2024 e reúne mais de 3500 crianças, jovens, professores e autarcas de todo o país. Iniciou-se com a Eco-Mostra, durante a qual os jovens puderam participar em múltiplas atividades e iniciativas dinamizadas por entidades parceiras. Ainda durante a manhã, existiu uma sessão só para convidados onde foram entregues os prémios dos desafios 2023/24 e outras distinções Eco-Escolas. Cada escola teve a oportunidade de receber a sua Bandeira Eco-Escola, símbolo do compromisso que a escola assumiu em prol da educação para o desenvolvimento sustentável. As festividades prosseguiram durante a tarde com mais distinções e diversas atuações, principalmente das cantoras Rita Redshoes e Carolina de Deus. 

Destaca-se que a Escola Básica e Secundária de Ourém também recebeu o primeiro prémio da quarta edição do desafio “O Ar que eu Respiro”, na categoria Planos de Aula. Esse desafio surge no âmbito de uma parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente – APA e o Programa Eco-Escolas, cujo objetivo é estimular, conhecer e investigar questões relacionadas com a qualidade do Ar, através de um conjunto de atividades destinados a escolas de todos os graus de ensino. Participaram neste projeto 156 escolas que podiam optar pela realização de quatro desafios disponíveis: Painel QualAR | todos os graus de ensino, divididos por 3 escalões; JogAR | todos os graus de ensino, divididos por 3 escalões; ManifestAR | todos os graus de ensino, divididos por 3 escalões e Planos de Aula | Desafio para professores. A professora Inês Sofia das Neves foi a docente que dinamizou essa atividade, elaborando o plano de aula, criando os materiais e aplicando-os nas suas turmas de 9.º ano de escolaridade, no âmbito das disciplinas de Geografia e de Cidadania e Desenvolvimento.

Para além disso, no âmbito do projeto Geração Depositrão, a EBSO ainda foi a escola do país que mais pilhas recolheu (1167,5 Kg de pilhas, recebendo por isso 583,75€).

Salienta-se ainda que o Jardim de Infância de Boleiros-Maxieira também foi galardoado pela Associação Bandeira azul de Ambiente e Educação (ABAAE) e irá receber a sua bandeira pela autarquia.

 

O AEO e o Galardão Eco-Escolas

 

A palestra intitulada «Mensagem», proferida pela Professora Maria Regina de Matos Rocha, no auditório da Escola Básica e Secundária de Ourém, no dia 11 de outubro, integrada no Projeto de Leitura e Escrita associado à Sala Fernando Pessoa, foi um sucesso!

Dirigindo-se a 180 alunos de 12.º ano (cursos Científico-Humanísticos e Profissionais), Maria Regina Rocha percorreu a obra Mensagem, de Fernando Pessoa, publicada no dia 1.º de dezembro de 1934 (estando quase a assinalar-se, assim, os 90 anos dessa publicação), clarificando a sua estrutura, a relação entre os poemas de cada parte e momentos marcantes da construção da História de Portugal, dizendo expressivamente e de cor os poemas «Brasão», «Mar Português» e «O Encoberto», levando alunos e professores a entender o seu sentido, a construção do mito sebastianista e a dimensão simbólica da obra.

Com vasto conhecimento e grande mestria, a Professora Maria Regina levou a plateia a compreender o que a obra pretendia: refletir a identidade portuguesa, a construção da história do país, a dimensão do empreendimento marítimo e a grandeza do património cultural, com a vertente do sonho («O sonho é ver as ormas invisíveis/ Da distância imprecisa», «Ser descontente é ser homem»), mas, simultaneamente, a preocupação perante a realidade do momento da sua publicação («Quem é que dorme a lembrar/ Que desvendou o Segundo Mundo, / Nem o Terceiro quer desvendar?»).

Em cada uma das sessões de 90 minutos foi notório o interesse de alunos e professores por tudo o que a palestrante foi referindo, mérito seu, que com a sua competência científica e comunicativa, a sua sensibilidade e humildade, captou a atenção de todos.

Valeu a pena, Sra. Professora Regina Rocha.
Muito obrigada!

Fernanda Mateus

A dislexia é uma perturbação da aprendizagem que interfere na capacidade de leitura e escrita, não se encontrando relacionada com o nível de inteligência. As pessoas com dislexia apresentam dificuldades específicas na interpretação de letras e palavras e, consequentemente, um desempenho na leitura abaixo do esperado. Todavia, com o apoio personalizado e especializado, conseguem esbater essas dificuldades e fazer um percurso académico normal. Com o objetivo de sensibilizar e promover a compreensão sobre a temática, o Centro Escolar Beato Nuno assinalou, no dia 10 de outubro, o Dia Internacional da Dislexia. A celebração resultou de uma parceria com o projeto “Day by Day” e incluiu a visualização de um pequeno vídeo, que explicou às crianças, de forma simplificada e divertida, o que é a dislexia, lembrando que grandes génios, como Albert Einstein e Steve Jobs, também conviveram com este transtorno específico de aprendizagem. O vídeo mostrou que a dislexia não impede o sucesso e que, com apoio, todas as crianças podem atingir o seu potencial. Posteriormente, os alunos participaram numa atividade criativa, onde ilustraram o que aprenderam através de desenhos alusivos ao tema. Deste modo, puderam refletir sobre o que viram e expressar a sua criatividade através da pintura. Todos os alunos receberam uma pulseira alusiva ao tema.
A atividade, promovida pelo Departamento de Educação Especial, insere-se na iniciativa contínua de sensibilização, reforçando o compromisso deste Centro Escolar com a inclusão e o apoio a todos os seus alunos, independentemente das suas dificuldades de aprendizagem.

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Ao longo desta semana e até sábado, dia 12, o Agrupamento de Escolas de Ourém encontra-se representado por alunos do 9.º ano e professores, na cidade de Varsóvia (Polónia), numa mobilidade dedicada à poluição atmosférica, no âmbito do projeto “Make it better” do programa Erasmus+.
Esta é uma semana repleta de atividades com o principal objetivo de identificar e analisar causas da poluição atmosférica nos países envolvidos neste projeto que já decorre há dois anos.
Depois da mobilidade a Mérignac (França) e Úbeda (Espanha) cujos tópicos foram, respetivamente, alterações climáticas e água, é a vez dos parceiros de Espanha, Portugal, Polónia, Chipre e França se debruçarem sobre possíveis soluções locais para a poluição atmosférica.
Além de todos os workshops, palestras, apresentações, serão ainda realizadas visitas a minas de carvão e a antigas fábricas na cidade industrial de Lodz.
Há ainda tempo para usufruir da cultura, arte e gastronomia desta bonita cidade de Chopin. A próxima paragem deste projeto será em Ourém, em abril de 2025, com o tema “Biodiversidade e fenómenos climáticos extremos”. Um desafio que já estamos a preparar e no qual depositamos toda a nossa energia.

 

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