Os alunos do Curso Técnico Profissional de Multimédia, na disciplina de Técnicas de Multimédia, lecionada pela professora Carla Velez, tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão prática sobre a utilização de drones, aprofundando os seus conhecimentos sobre esta tecnologia inovadora na captação de imagens e vídeos.

Um agradecimento muito especial ao professor Paulo Marques pelos ensinamentos partilhados nesta sessão, pois esta experiência irá enriquecer a criatividade e aprendizagem dos alunos, permitindo-lhes desenvolver novos projetos na área da multimédia.

 

No âmbito da temática Sustentabilidade, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 5.º ano, turmas B e D da EBSO, criaram brinquedos, feitos com materiais recicláveis. Simultaneamente, em articulação curricular, na disciplina de História e Geografia de Portugal, pesquisaram a evolução dos brinquedos e, na disciplina Educação Visual, realizaram as letras em 3D que intitularam a exposição. 

Os alunos demonstraram como a criatividade e a consciência ambiental podem andar de mãos dadas, promovendo também o espírito empreendedor.

Os brinquedos expostos no átrio da escola provaram que se pode dar uma nova vida a materiais que, de outra forma, seriam descartados.

Através da arte, da inovação e da consciência ecológica, os alunos mostraram que é possível brincar de forma sustentável, responsável e divertida.

 

 

Num ato eleitoral muito concorrido, realizaram-se quinta-feira, dia 20, na Escola Básica e Secundária de Ourém, as eleições para a escolha do projeto do escalão do ensino Secundário que representará a EBSO na edição deste ano da AJO – Assembleia Jovem de Ourém.

Das quatros listas concorrentes, com propostas diversificadas, criativas e muito interessantes, venceu a Lista T, com o projeto: “Raízes de um povo: Tradições do Mundo Rural”, que propõe tornar o palco do Teatro Municipal de Ourém num espaço de homenagem às nossas tradições, a partir de um conjunto de ideias e atividades dirigidas à comunidade escolar, a toda a população do concelho e a todos os que o visitam.

Este será o projeto que, a Laura Lopes, o Afonso Alves, a Leonor Lopes, o Luís Barroca e a Leonor Silvestre, irão apresentar e defender na VII edição da AJO, cuja sessão decorrerá em abril ou maio.

“Ourienses criam com as mãos a própria História”; “Ouvir o Passado é entender quem somos no Presente” e “Plano Cultural”, constituíram os temas dos outros projetos apresentados a estas eleições. 

Quanto ao escalão dos 2.º e 3.º Ciclos, a EBSO será representada pelos alunos, António Ferreira, Diana Henrique, Maria Batista, Salvador Mangas e Tomé Pereira, com o projeto: “Saberes e Tradições de Ourém”. 

Parabéns a todos os que participaram e se empenharam na apresentação das suas ideias contribuindo, dessa forma, para um enriquecedor e diversificado conjunto de propostas, num sinal evidente do interesse dos nossos alunos pelas “Tradições do Mundo Rural”, do seu concelho. 

 

 

 

 

No âmbito projeto Erasmus+, no dia cinco de fevereiro, no auditório da EBSO, teve lugar a disseminação dos vários cursos estruturados do KA121 e KA122.
Os professores Idalina Oliveira e Cláudio Saragoça tiveram a oportunidade de falar das suas aprendizagens no curso “Going digital in an Innovative Classroom” by Smriti Vasistha e Nilesh Patel, no International Training Center (ITC) em Praga, República Checa. download.gifSalientaram algumas das aprendizagens significativas adquiridas, nomeadamente, a importância de um ensino inovador com recurso a algumas ferramentas digitais, utilizando de forma assertiva as potencialidades da inteligência artificial (IA).

Referiram também os aspetos positivos da aplicação de estratégias de jogo em processos educacionais (gamificação) e as suas potencialidades na estimulação das capacidades de resolver problemas, de forma criativa e colaborativa. Mencionaram ainda algumas ferramentas digitais utilizadas em estratégias de “blended learning”, nomeadamente, aulas invertidas (flipped classroom) e rotação por estações (station rotation), de forma a criar um ensino inovador e estimulante. Os docentes descreveram alguns aspetos práticos da logística necessária para otimizar a frequência de ações de formação noutros países e apresentaram, com recurso a imagens, alguns locais emblemáticos de Praga e alguns aspetos da cultura checa. Destacaram também a importância da partilha de experiências e de reflexões com colegas de outros países, nomeadamente, Áustria, Eslováquia, Itália, Roménia, Polónia, Chipre e Turquia, que permitiram aprendizagens bastante enriquecedoras.

As professoras Ana Freire e Patrícia Senra falaram do curso “Artificial Intelligence: Tools for Teachers To Create Engaging Lessons and Boost Student Achievement - Leverage AI in Education”, em que se desenvolveram temas como: o papel da IA na promoção de competências do século XXI; o pensamento crítico; a resolução de problemas e a criatividade no envolvimento e desempenho dos alunos. Foram igualmente exploradas diversas ferramentas de IA na criação e personalização de conteúdos, com dinamização de Workshops interativos. As docentes tiveram ainda oportunidade de contactar com a cultura e os sabores de Atenas. A cidade, berço da civilização ocidental, da política e da democracia, da arte e da filosofia, dos templos e dos deuses, é dominada por monumentos do século V a.C., como a Acrópole - cidadela no topo de uma montanha repleta de construções antigas, como o templo Partenon. O compartilhamento de experiências e reflexões entre professores de diversos países (Portugal, Espanha, Itália e Lituânia), permitiu o enriquecimento das aprendizagens.

A psicóloga Cristina Ribeiro e a Educadora Social Cristina Moreira apresentaram, de modo interativo, o curso Teaching Next Generation Skills – Creating Expert Learners, usando dinâmicas que aprenderam em Praga onde se realizou o curso Erasmus+. O curso abordou a IA como ferramenta facilitadora do trabalho com crianças e jovens e da aquisição de competências socioemocionais no sucesso das aprendizagens.

Opinião de alguns professores que assistiram ao evento:
professora do grupo 300: ”Gostei muito de ouvir o testemunho de colegas que tiveram o privilégio de aprender com professores de outras nacionalidades, em contextos culturais também eles enriquecedores. A disseminação destes conhecimentos e da utilização de ferramentas digitais em sala de aula é realmente importante para nós, porque nos permite aulas mais motivadoras.”
professora do grupo 530: “Gostei muito de assistir às partilhas das experiências dos colegas que estiveram noutros países europeus, das experiências que partilharam connosco e da forma interativa como foram apresentadas.”
Uma professora do grupo 550 sublinhou a importância da partilha e acrescentou: “ é interessante que ela exista para a comunidade escolar saber das atividades que o projeto Erasmus + project desenvolve no AEO.”

  

 

 

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