Foi decidido, este ano, que o dia 25 de fevereiro passará a ser o Dia da Geografia portuguesa, em homenagem à data da homologação do primeiro
Curso de Geografia (com a designação de «Sciencias Geográficas») da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Letras da
Universidade de Coimbra, segundo o Decreto N.º 18003 de 25 de fevereiro de 1930. Os professores de Geografia do Agrupamento de Escolas de Ourém irão assinalar o facto com a realização de algumas atividades.

 

 

No dia 8 de fevereiro, a Escola Básica do 1.º Ciclo do Bairro recebeu a visita da enfermeira Raquel Marques, do Centro de Saúde de Ourém, que falou de Alimentação Saudável e Prevenção da Obesidade à turma BA02. Os alunos aprenderam, assim, que comer de uma forma adequada e saudável é a melhor
maneira de evitar a obesidade que, a longo prazo, pode vir a trazer problemas
de saúde. Também nesse mesmo dia, a enfermeira Raquel abordou o tema
Higiene do Sono com os alunos da turma BA01.

   

 

Para dar início à semana ubuntu da Empatia, as turmas dos cursos profissionais de Saúde, Auxiliar Educativo e Técnico de Comércio do 11.º realizaram as dinâmicas "Don't put people in a box" e "Empatia em Ação".

O Clube Ubuntu dedicou-se a decorar as portas das salas de aula com várias perguntas que nos levam a pensar em nós e nos outros.

Hoje, continuaremos a trabalhar por uma escola mais empática com a ajuda de toda a comunidade escolar.

   

 

De 5 a 9 de fevereiro realizou-se um job shadowing (partilha de experiências profissionais) em Reikjavik, na Islândia, que reuniu professores de vários países: Espanha, França, Polónia e Portugal, representado por professores da Escola Básica e Secundária do Agrupamento de Escolas de Ourém.

Inserida no programa Erasmus+, esta mobilidade incluiu a visita a Vesturbaejarskóli (escola primária, escola UNICEF) e a Hagaskóli (escola secundária). Durante uma semana, foi possível visitar os espaços destas escolas, acompanhar os seus professores, assimilar novas metodologias e assistir às suas aulas, interagindo também com os alunos das diferentes faixas etárias.

 

 

Notícias