Está patente, até dia 29 de maio, a exposição de trabalhos dos alunos de Artes da Escola Básica e Secundária de Ourém, numa iniciativa que se repete a cada ano, em parceria com o Município. 

Trata-se de uma coletânea de trabalhos elaborados ao longo do ano letivo e que permite aos nossos alunos partilhar a sua arte com a comunidade ouriense. 

A inauguração teve lugar no passado dia 6, tendo contado com a presença da Diretora do Agrupamento de Escolas de Ourém, Sandra Margarida Pimentel e da Vice-Presidente do Município de Ourém, Isabel Costa, para além das professoras e dos alunos de Artes. Outros docentes e alunos do AEO quiseram associar-se a este momento, felicitando os alunos artistas pela qualidade dos trabalhos apresentados.

No âmbito das aulas de Desenho A, os alunos do 10º Ano realizaram um exercício de pintura de acrílico sobre tela, representando flores; a turma do 11. Ano elaborou um exercício sobre Saúde Mental e os finalistas (12.º Ano) exploraram o tema “PATHOS” através da pintura em telas, trazendo interpretações individuais, numa provocação de “desejos, preconceitos e motivações”. 

Em Oficina Multimédia, foram criadas animações em STOP MOTION, explorando os diversos caminhos da emoção, interpretando o tema “PATHOS” de forma pessoal, abrangendo vários temas. 

Em Oficina de Artes, foram realizadas esculturas em papel maché e técnicas mistas, de uma forma criativa e individual.

Partilhamos aqui a sinopse da exposição, da autoria da aluna Letícia Azevedo do 12.º Ano, que expressa também a sua perspetiva sobre o tema da mesma: “PATHOS” é tudo aquilo que transmite emoção, fascínio, encantamento. É um convite dos alunos de artes, da Escola Básica e Secundária de Ourém, a convocar os sentidos.

A arte sempre foi um espelho das emoções humanas, um reflexo do que sentimos e que nem sempre conseguimos expressar com palavras.

“PATHOS” nasce desse princípio: a ideia de que a arte é, antes de tudo, um canal para o que nos atravessa, nos afeta e nos transforma”. 

A exposição integra o Plano Nacional das Artes e pode ser apreciada até 29 de maio, de terça a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Em Dia da Mãe o Centro Escolar de Freixianda encheu-se de alegria e carinho para receber as mães das crianças do pré-escolar. Foi uma hora de almoço muito especial, que começou com a partilha de um momento doce com café, bolinhos e bolachinhas. Tudo preparado com muito amor!

Durante este convívio delicioso, mães e filhos participaram, juntos, em atividades de pintura com café e desenho. Entre risos, pinceladas e muita criatividade, criaram-se momentos únicos que ficarão na memória de todos.

Foi um dia cheio de afeto, união e partilha, onde se reforçou a importância do papel das mães na vida das nossas crianças. 

A equipa de educadoras e assistentes agradece a presença das mães neste dia tão especial. A grande adesão a esta iniciativa revela a importância destes momentos de convívio entre a família e a escola. 

Obrigado por fazerem parte deste dia e por contribuírem para fortalecer os laços que unem a nossa comunidade escolar.

 

 Foto3 Foto2   
Foto1  

No passado dia 28 de abril, os alunos do 11.º Ano da EBSO tiveram a oportunidade de percorrer as ruas da Baixa e do Chiado no encalço de Carlos da Maia, no âmbito do estudo da obra Os Maias de Eça de Queirós. 

Com leituras, pequenas dramatizações e as mais variadas curiosidades que as guias proporcionaram, foram descobrindo o enredo e os espaços onde decorre a ação, as personagens e a época retratada na obra, cujo estudo será agora bem mais fácil...

Infelizmente, devido ao "apagão" que se verificou na península ibérica e sul de França, todas as atividades previstas para a tarde tiveram de ser canceladas e o regresso a casa foi bastante atribulado.

Contudo, é de enaltecer o excelente comportamento cívico dos alunos que, apesar de todos os contratempos, demonstraram calma e maturidade perante circunstâncias tão adversas.

Apesar de tudo, foi possível aprender e perceber que, em qualquer circunstância, a escola continua a cumprir a sua missão, a ser porto de abrigo e a cuidar dos seus alunos.

Esta semana, a Escola Básica e Secundária de Ourém acolhe um grupo de doze alunos e três professoras provenientes de uma escola da capital da República Checa, Praga, no âmbito do projeto Erasmus+, centrado no tema da literacia financeira. 

Ao longo da semana, os alunos checos estão a trabalhar em conjunto com estudantes do ensino profissional da nossa escola, desenvolvendo atividades e projetos ligados à gestão financeira pessoal, poupança, investimento e responsabilidade económica – competências fundamentais para os cidadãos do século XXI. A literacia financeira, tema central deste intercâmbio, é uma área transversal a todos os países envolvidos, assumindo cada vez maior relevância na formação dos jovens. 

Paralelamente, os participantes estrangeiros integram aulas de inglês, a língua oficial de trabalho nos projetos Erasmus, promovendo não só a comunicação intercultural como também o desenvolvimento de competências linguísticas, essenciais num mundo cada vez mais globalizado. 

O programa Erasmus+ tem como principais objetivos fomentar a mobilidade educativa, reforçar a cooperação entre instituições de ensino europeias e promover o desenvolvimento pessoal, social e académico dos alunos. Ao participar neste projeto, os estudantes e professores envolvidos beneficiam de uma experiência rica em partilha de conhecimentos, vivência de novas culturas e reforço de competências chave para o futuro. 

Esta visita representa mais um passo no compromisso da Escola Básica e Secundária de Ourém com uma educação aberta à Europa e ao mundo, alicerçada em valores de colaboração, inovação e cidadania ativa. 

Equipa Erasmus+

 

 

 

Notícias

 

 

 

 

logoEEE 

   

 logo EEgrande

  

 

 

 

SeloES intermedio  

 

  

Bronze 2023 10 en 5d278

 

SELFIE 2020 2021 session 3

 selfie2023
 PESSOAS2030 BarraCofinan Ass RGB 2744px

 

 

Logótipo_Selo_EQAVET.jpg 

 

 

Selo OIE 2