Os vários estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Ourém participaram na 12.ª Edição do Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado “A Terra Treme”.
Inserida na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, a iniciativa decorreu no dia 05 de novembro, às 11:05 horas. O Município de Ourém, através do Serviço Municipal de Proteção Civil aliado à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) participou na promoção do evento. O exercício propriamente consistiu n a prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrolou-se durante um (1) minuto, nas salas de aula, tendo os participantes executado os 3 gestos de autoproteção: Baixar – Proteger – Aguardar.
Aqui partilhamos algumas das muitas fotos e vídeos do exercício praticado no nosso Agrupamento, nomeadamente, no Jardim de Infância do Pinheiro, EB1 de Gondemaria, Centro Escolar Beato Nuno, EB1 de Fontainhas da Serra, turma do 8.ºA da EBSO e ainda alguns professores que, não estando em aula mas na sala de trabalho, também participaram no exercício.
De 4 a 8 de novembro de 2024, os alunos do Agrupamento de Escolas de Ourém participaram na atividade Bebras 2024, um desafio internacional que visa promover o pensamento computacional. Esta iniciativa global propõe aos estudantes a resolução de problemas em Informática através de uma prova com duração de 45 minutos, estimulando o desenvolvimento de competências essenciais para o futuro.
O Bebras 2024 é uma excelente oportunidade para os alunos aprimorarem as suas habilidades em resolução de problemas, ao mesmo tempo que se preparam para as exigências do mundo digital. Todos os participantes receberam um certificado de participação, reconhecendo o seu envolvimento nesta atividade desafiadora e divertida.
O Agrupamento de Escolas de Ourém orgulha-se de ter participado em mais uma edição deste importante evento, que contribui para o desenvolvimento das competências dos alunos no campo da informática e da lógica.
Nos passados dias 30 e 31 de outubro, duzentos e quarenta e cinco alunos do 10.º ano (Cursos Profissionais e Cursos Científico-Humanísticos) rumaram à Batalha, a fim de se enquadrarem no estudo da obra “Crónica de D. João I”, de Fernão Lopes, no âmbito da disciplina de Português.
A viagem, em seis autocarros, percorreu aproximadamente a “Rota do Condestável“, isto é, o percurso efetuado pelas tropas de D. João I e de D. Nuno Álvares Pereira a caminho de Aljubarrota, modernamente conhecida por IC9.
Do programa da jornada constaram a visita ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (onde se efetuou uma visita ao campo de batalha e o visionamento de um excelente filme sobre a batalha e o seu enquadramento), a visita ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e a visita guiada ao Mosteiro da Batalha, encenada pelo grupo de teatro “O Nariz”, que proporcionou um conhecimento muito dinâmico e divertido do monumento, classificado pala Unesco como Património Mundial.
Esta ação, enquadrada por catorze professores da Escola Básica e Secundária de Ourém, proporcionou aos alunos, para além de um saudável convívio, um conhecimento bastante consistente do património local e regional, permitindo, ao mesmo tempo, uma motivação importante para o estudo da obra de Fernão Lopes.
Com um comportamento exemplar, os alunos revelaram, no final, um entusiasmo tocante, mostrando que a iniciativa cumpriu plenamente os objetivos preconizados.
Mário Catarino
Este ano uma das novidades no nosso Agrupamento é o projeto “Desatar nós, Criar laços”, que visa criar um ambiente inclusivo e acolhedor para toda a comunidade escolar. Nesse âmbito surge o Clube da Diversidade, porque a diversidade cultural enriquece as experiências e a compreensão do mundo, permite que todos possam desenvolver a empatia e respeito pelas diferenças. Estas conexões promovem a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Como diz Malala Yousafzai: "A diversidade promove a tolerância. Quando você não encontra pessoas diferentes, não percebe coisas, não percebe o quanto tem em comum com elas."
Para arranque das atividades do clube, dia 8 de novembro (sexta-feira) às 14h30, terá lugar uma sessão de cinema com o filme: "Amigos Improváveis" seguida de um pequeno debate silencioso.
Convidamos todos os alunos a participar e fortalecer os laços de diversidade e inclusão. Venham fazer parte desta jornada!
|
|
|
|
|
||
|
|
© 2024 AEO