No âmbito da comemoração do Dia Europeu das Línguas, a 27 de setembro, celebrou-se a diversidade linguística e promoveu-se a aprendizagem das línguas, já que estas constituem uma das bases da construção europeia.  Tirámos fotografias com uma moldura alusiva ao Dia Europeu das Línguas e ao projeto Erasmus +,   distribuíram-se autocolantes  com slogans nas várias línguas: Sprich mit mir, Speak with me, Parle avec moi, (…) . Nas aulas de línguas, os professores abordaram o tema das mais diversas formas, relembrando a importância do multilinguismo. 
Realizou-se online a reunião de apresentação dos parceiros do projeto "You Start First, then the Others" para preparação da mobilidade que decorrerá de 8 a 12 novembro em Ourém. 
 Além das apresentações, professores e alunos interagiram em inglês e francês antecipando já algumas das atividades a realizar, bem como as formalidades a cumprir relativamente às viagens, estadia e intercâmbio a desenvolver.
Reinou a empatia, o entusiasmo e o espírito de partilha, próprios deste tipo de projetos, e a vontade de passar do virtual ao presencial, do plano  à  prática ...
Venha novembro!
 

Decorreram no passado dia 2, as cerimónias de entrega dos prémios aos três primeiros classificados dos Prémios Pedro Matos e Pedro Matos Júnior, dinamizados pelo Departamento de Matemática do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) em homenagem ao Professor Pedro Matos, referentes às 12ª e 13ª edições.

Sucessivamente adiada, devido aos condicionalismos associados à pandemia, a entrega de prémios da 12ª edição, subordinada ao tema "Matemática e o Meio Ambiente", distinguiu os dois grupos da EBSO que concorreram no ano letivo 2019/2020; orientados pela professora Eunice Ferreira, os alunos José Branco e Leonor Pereira, à data no 8.° A, viram o seu trabalho "Operação Reduzir" ser classificado em 1.° lugar no escalão Júnior (3.° ciclo), enquanto o trabalho "Dieta do lixo Tuga: plano para reduzir a quantidade de resíduos produzido pelos portugueses", da aluna Francisca Ferraz, que frequentava o 10.° D, foi premiado com o 2.° lugar, entre os trabalhos do ensino secundário.

A 13.ª edição, referente ao ano letivo 2020/2021, cujo tema foi "Matemática e o planeta Terra", contou com a participação de três grupos de alunos da EBSO, todos eles premiados: no Prémio Pedro Matos Júnior, os alunos José Branco e Leonor Pereira, do 9.° A, que concorreram novamente sob a orientação da professora Eunice Ferreira, ficaram de novo em 1.° lugar, com o trabalho "Barómetro da Reciclagem"; as alunas Francisca Ferraz e Inês Cardoso, do 11.° D, concorrendo sob a orientação da professora Sónia Duarte, classificaram-se em 3.° lugar do Prémio Pedro Matos, com o trabalho (Des)plastificar os oceanos;

Os alunos Carina Moleiro, Margarida Mendes e Miguel Leiria, da turma PIS+PTC20, foram premiados com o 2.° lugar, com o trabalho Con(m)viver com a COVID-19, que realizaram sob a orientação da professora Eunice Ferreira.

Os alunos receberam prémios monetários, algumas lembranças e bilhetes família para o Centro Ciência Viva do Alviela, tendo a escola sido presenteada com os troféus relativos aos dois primeiros prémios e livros para a Biblioteca Escolar.

O tema para o próximo ano já é conhecido: "Matemática: e se a tirarmos da equação? O seu indiscutível impacto na humanidade".

Os professores de Matemática felicitam os concorrentes pelos excelentes trabalhos realizados e respetivos resultados nos concursos e desafiam os alunos do 3.° Ciclo e do Ensino Secundário a participar na próxima edição!

 

diplomaÉ com enorme orgulho e satisfação que a direção, o corpo docente e não docente do AEO felicitam todos os seus alunos que ingressaram, quer no ensino superior, quer no mundo do trabalho.

Estão de parabéns pelo sucesso que resultou do vosso esforço, entrega, resiliência e criatividade, pois souberam gerir a adversidade com responsabilidade e confiança. Para além deste agradecimento, acrescentamos uma palavra de estímulo e confiança no futuro e em vós próprios.

Com o sentimento de missão cumprida, desejamos a todos um grande sucesso e que a prosperidade e a humanidade vos acompanhem nas próximas etapas das vossas vidas e que consigam concretizar os vossos sonhos e ambições.

 

A diretora
Sandra Pimentel

 

 

Notícias