O tema deste ano visa a sensibilização sobre um tema social e de entre sete projetos, o “ApOurém” apresentado pelos alunos do 9.º Ano da EB 2,3 de Freixianda, do Agrupamento de Escolas de Ourém, foi o mais votado pelos 35 participantes.

  

O projeto, apresentado esta manhã no decorrer da 3.ª edição da Assembleia Jovem de Ourém, no âmbito da Assembleia Municipal, visa a criação de, numa primeira etapa, um sítio seguro online onde as pessoas compartilham as suas más experiências ou qualquer tipo de acontecimento traumático, com a finalidade de se sentirem apoiadas umas pelas outras. Estas reuniões terão um psicólogo ou alguém com experiência na área como mediador. O grupo de trabalho acolherá pessoas de qualquer idade, constituindo-se assim uma LINHA DE APOIO LOCAL.

Para as pessoas acederem a este espaço de partilha, terão de se registar num site, a partir do qual será possibilitada a comunicação, enviando todas as informações precisas para realizar/ entrar nas reuniões.

Mais tarde, caso os envolvidos se sintam à vontade, a partilha das histórias será aberta à população em geral. A partilha com o público será realizada através da plataforma Zoom, onde participará a pessoa que dará o seu testemunho e o mediador (psicólogo). Numa segunda fase, a sessão será aberta à assistência, que poderá colocar questões.

A divulgação das informações necessárias para aceder às reuniões será feita por meio de panfletos ou através de publicidade em outdoors ou placards espalhados por todas as freguesias do concelho de Ourém.

A escolha da organização e das pessoas responsáveis ficaria a cargo da Câmara Municipal.

Parabéns aos alunos Edgar Simões, Maria Ferreira; Inês Mariano; Vera Almeida; Cristiana Gomes; Eva Machado e Beatriz Marques e à professora de Cidadania e Desenvolvimento, Isabel Cunha.

 
Decorreu no passado dia 25 a sessão nacional do programa Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário. Foi o culminar de uma edição diferente, que se desenvolveu em dois anos e maioritariamente online, devido à pandemia. Os deputados da EBSO, eleitos na sessão distrital para representar o círculo de Santarém na sessão nacional, desempenharam a sua função com muito brio e competência. Destaca-se a dedicação dos alunos (deputados) Diogo Flórido que, apesar de já estar na faculdade, se disponibilizou para completar a sua participação neste projeto, Pedro Verdasca, também deputado à sessão distrital, e o repórter Gonçalo Baptista que, em breve, publicará a reportagem completa deste programa.
A participação da EBSO no projeto Parlamento dos Jovens integra o plano de atividades da Biblioteca Escolar da EBSO, que agradece a todos os alunos dos ensinos básico e secundário que ao longo destes dois anos letivos, participaram nesta edição do Parlamento dos Jovens, subordinada ao tema "Violência doméstica e no namoro.

 

 

Notícias