logoHorarios2023Ca1

Horários para entrar em vigor no dia 3 outubro

 

A Academia de Líderes Ubuntu – Escolas Ubuntu é um programa de capacitação destinado a crianças e jovens, desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala. Ubuntu é uma filosofia de origem africana que se traduz na expressão “Eu Sou porque tu És”, na valorização da interdependência e da solidariedade. Inspirada por estes valores, a Academia visa desenvolver e promover competências pessoais, sociais e cívicas dos participantes, contribuindo para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma cidade mais justa e solidária.

A Academia de Líderes Ubuntu no nosso agrupamento resulta de uma parceria entre o Instituto Padre António Vieira (IPAV), o Agrupamento de Escolas de Ourém e a Câmara Municipal de Ourém. Neste momento a escola já possui 16 educadores Ubuntu para poder aplicar o programa. O mesmo já é desenvolvido desde outubro de 2020 e gostaríamos que toda a comunidade escolar conhecesse e compreendesse a filosofia Ubuntu, assim nos dias 18 e 21 de julho realizámos uma pequena formação direcionada para os assistentes operacionais, técnicos especializados e professores. Os temas principais foram a construção de pontes e liderança servidora. Participaram 22 pessoas em cada dia, num total de 44 participantes.

No final do encontro, todos os intervenientes manifestaram a sua satisfação pelas atividades realizadas e gratidão pelos momentos de partilha vividos.

De 15 a 17 de julho realizou-se em Tomar o Ubuntu Fest onde "Ubuntus" de todo o país puderam conviver, aprofundar conhecimentos e divertirem-se. O nosso clube Ubuntu não poderia deixar de estar presente e ajudar, tendo ficado responsável por uma das atividades desenvolvidas no domingo de manhã com o nome "Empatia em ação". Os nossos alunos estão de parabéns e viveram uma experiência única. 
No próximo ano há mais porque... Eu sou porque tu és!
 

 

 

Notícias