A História "O oleão chegou ao bairro de Boleiros e Maxieira...", promovida no âmbito do projeto eco escolas, criada e ilustrada pelas crianças do Jardim de Infância de Boleiros-Maxieira ficou em 2º lugar do 1º escalão que englobava crianças da pré e do 1º ciclo. Estamos felizes por elas. O que mais importante resultou foi a aprendizagem que ninguém apagará da sua memória. Obrigada amiguinhos e amiguinhas.
 

Sob o lema “Eu sou porque Tu És – Construir Pontes”, decorreu na segunda-feira, dia 19, um dia de formação destinado aos assistentes operacionais da Escola Básica e Secundária de Ourém.

O projeto Academia de Líderes Ubuntu na Escola chegou até nós, no início deste ano letivo, dirigido prioritariamente aos alunos, com os quais foram desenvolvidas duas semanas de formação, em janeiro e em maio. Este programa de capacitação de jovens, através de um modelo de educação não formal, inspirado pela filosofia Ubuntu, que tem o objetivo de estimular para a liderança servidora ao serviço da comunidade, proporciona também oportunidades de formação noutros contextos, nomeadamente, para os profissionais que trabalham diariamente com os alunos.

Assim, aconteceu este primeiro momento que contou com a participação de 12 Assistentes Operacionais que, ao longo do dia refletiram, a partir de várias dinâmicas, sobre a importância da valorização das relações humanas, a interdependência e a responsabilidade perante o outro.

Estas sessões de formação têm também o propósito de promover as capacidades socio-emocionais de cada um e ainda potenciar competências de comunicação, de criatividade, gestão de conflitos e de negociação.

No final do encontro, todos os intervenientes manifestaram a sua satisfação pelas atividades realizadas e gratidão pelos momentos de partilha vividos.

No encerramento e antes do “Brinde à Mudança” e da entrega dos certificados da ação aos participantes, a diretora do Agrupamento de Escolas de Ourém, Sandra Margarida Pimentel, enalteceu a importância da filosofia e método Ubuntu enquanto espaço de valorização pessoal, profissional e social de cada um e, desse modo, em prol de toda a comunidade escolar. Por fim agradeceu também à equipa formadora, que orientou esta sessão e que é constituída por 8 elementos, entre professores, uma educadora social e uma educadora de infância.

A Academia de Líderes Ubuntu na EBSO resulta de uma parceria entre o Instituto Padre António Vieira (IPAV), o Agrupamento de Escolas de Ourém e a Câmara Municipal de Ourém.

 

 

 

 

Do Elementar para o Geral

 

1º Ciclo  

 

 

  2º, 3º Ciclo e Secundário     Cursos Profissionais
              
                         

Zona Ourém/Fátima

 

Zona Ourém

 

EBSO

Zona Freixianda

 

Zona Freixianda

   
         

 

 

Notícias