Na semana de 2 a 6 de dezembro, a iniciativa "Pessoa(s) no Átrio – 90 anos de Mensagem", dinamizada pela Sala Fernando Pessoa, teve como objetivo assinalar os 90 anos desta publicação pessoana. Este evento, marcado pela informalidade e pela espontaneidade, procurou celebrar a herança do autor, trazendo a sua obra para o espaço público de uma forma acessível, envolvente e descomprometida.
A atividade integrou a declamação de alguns dos poemas mais emblemáticos desta obra épico-lírica, por alunos do 12.º ano que, cheios de talento, deram voz ao poeta, partilhando de modo criativo a sua interpretação com quem, sem aviso prévio, se deparou com eles no átrio principal da Escola. Além das declamações em alguns intervalos, a iniciativa contou ainda com a projeção na entrada de vídeo books, realizados por alguns discentes com a leitura integral deste texto pessoano, com o propósito de o divulgarem e darem a conhecer à comunidade escolar.
A informalidade da iniciativa foi uma das características mais marcantes da mesma. Com efeito, inspirando-se nos artistas de rua, "Pessoa(s) no Átrio - 90 anos de Mensagem" pretendeu, mais do que dar respostas ou constituir uma atividade obrigatória, suscitar a curiosidade e o interesse do público. O objetivo foi criar um ambiente descontraído, onde todos os transeuntes se pudessem sentir à vontade, caso o desejassem, para questionar, participar e interagir, promovendo uma verdadeira celebração da literatura. E o facto é que muitos foram os que pararam e se mantiveram ali, no átrio, atentos ao que com Pessoa e entre pessoa(s) se passava, não se alheando ou arredando pé da atividade, sinal de que os locais de passagem também podem ser locais para desfrutar e apre(e)nder.
Em suma, "Pessoa(s) no Átrio" foi uma iniciativa que não só celebrou os 90 anos de Mensagem, mas também “convidou” o público a descobrir ou redescobrir um dos maiores poetas da língua portuguesa e universal e uma das obras mais marcantes da nossa cultura enquanto povo.