Alunos da Escola EB 2,3 de Freixianda participaram na AJO Um grupo de cinco alunos das turmas FA e FB do oitavo ano representaram a Escola EB 2,3 de Freixianda na IV - Edição da AJO – Assembleia Jovem de Ourém, cuja sessão se realizou terça-feira, dia 24 de maio, nos Paços do Concelho. Nessa sessão de trabalho, a equipa constituída pelos alunos Francisca Ferreira, Maria Marques, Mariana Pontes, Pedro Bilreiro e Rita Simões, acompanhada pela professora Susana Caetano Neves, apresentou e defendeu o Projeto «Agroal. Age agora. Garante o futuro», no âmbito da temática proposta para este ano letivo: “Água – Um património a preservar”.
Embora o projeto proposto não tenha sido o eleito na sessão, o trabalho desenvolvido foi amplamente reconhecido pelo senhor Presidente da
Assembleia Municipal, engenheiro João Moura. Com efeito, após a apresentação do projeto, este autarca não só congratulou a porta-voz do grupo, Rita Simões, pelo seu “entusiasmo contagiante” e “apresentação excelente”, como também destacou a qualidade “extraordinária” da apresentação de suporte que foi exibida, assumindo, desde logo, o seu interesse em desenvolver algumas das iniciativas constantes do roteiro apresentado. Citando as suas palavras: “Eu acho a ideia da mascote giríssima. Aconteça o que acontecer com o vosso projeto, eu acho que nós vamos adotar isso. A Assembleia Municipal vai fazer uma mascote para lá.”
Assim, pela forma séria, entusiasmada, transparente e criativa como integraram esta iniciativa de cidadania ativa e de participação democrática e
pelo olhar crítico que demonstraram ter sobre o território onde habitam, todos os alunos que, de alguma forma, se envolveram na consecução deste projeto estão de parabéns.