“Água – Um património a preservar”, constitui o mote para a edição deste ano letivo da AJO, iniciativa da Assembleia Municipal de Ourém, apresentada pelo presidente, Eng. João Moura, na passada segunda-feira, aos delegados de turma da EBSO.
Esta é a quarta edição, da Assembleia Jovem de Ourém, que desde a sua criação tem contado com a participação empenhada dos alunos do Agrupamento de Escolas de Ourém, quer da EBSO quer da EB 2,3 de Freixianda.
Na sua intervenção, o presidente da AMO, recordou a importância da água, enquanto recurso natural, escasso e essencial à vida, sujeito a pressões como a poluição e o seu uso excessivo. O desafio deixado aos alunos passa por serem criativos e pensarem como valorizar a água e de como a preservar.
João Moura fez referência à abundância que existe no concelho de Ourém, nomeadamente, nas freguesias de Caxarias, Olival e Urqueira, com destaque para a nascente do Agroal e para a Ribeira de Seiça.
O mote deste ano pretende levar os alunos a perceber “o valor que a água tem na nossa vida” e a fazer propostas e trabalhos para preservar este bem essencial. Para tal, os alunos podem organizar-se, por ciclos de ensino: 1.º Escalão – 2.º e 3.º Ciclos e 2.º Escalão - Ensino Secundário. Ideias que poderão ser concretizadas, por exemplo, no decorrer das aulas de Cidadania e Desenvolvimento.
Até 25 de Fevereiro decorrerá a eleição da equipa vencedora em cada escola. Em Maio terá lugar a sessão da AJO, de onde sairão os projetos vencedores de entre os estabelecimentos de ensino participantes e em Junho, está prevista a sua apresentação na sessão da AMO. Por fim, em Julho, os alunos vencedores, terão como prémio, a ida ao festival NOS Alive.
#ETUVAISAGIR