Índice do artigo

No dia 29 de maio, decorreu um “Jantar Pessoano” no espaço da Ucharia do Conde, situado na Vila Medieval de Ourém. Este evento constituiu o primeiro jantar temático associado à Sala Fernando Pessoa e ao Agrupamento de Escolas de Ourém (AEO), numa iniciativa que beneficiou da parceria com o Município de Ourém e com a Biblioteca Municipal.

Partindo da seleção de alguns dos pratos prediletos de Fernando Pessoa, foram servidos canapés de ovo estrelado com queijo, sopa juliana, arroz de grelos com contorno de peixinhos da horta, pataniscas e pastéis de bacalhau, terminando-se a refeição com arroz-doce e queque acompanhado de lemon curd

Para melhor saborear este cardápio, o espaço que acolheu o evento encheu-se de motivos alusivos à obra e às vivências pessoanas, na maioria criados propositadamente para retratar o legado desta figura ímpar da cultura e literatura portuguesas do século XX. De facto, para o efeito, foram decorados pratos marcadores de lugar, onde o fundo negro fez sobressair a inscrição, em tom de prata, de versos da poesia ortónima ou heterónima de Pessoa.

 


As paredes de pedra da sala de jantar ganharam cor com a colocação de duas ilustrações geradas pelas potencialidades que a inteligência artificial oferece nos nossos dias: uma delas relacionada com a pluralidade de heterónimos e outra com “O Mostrengo”, poema que, na coletânea Mensagem, retrata a polarização de vontades ligadas ao desbravar do Mar – a figura temerosa do monstro e o temerário homem do leme que o enfrenta.

Paralelamente, a grande diversidade temática dos textos pessoanos permitiu criar grande fluidez, ao longo dos três pisos, através da disposição de vários QRCode que convidavam os participantes a uma experiência imersiva proporcionada pelas declamações memoráveis de alguns dos textos emblemáticos do poeta, num legado que permitiu igualmente prestar tributo às vozes inesquecíveis de João Villaret e de Mário Viegas.

O enriquecimento do espaço contou ainda com a cedência de vários objetos, por empréstimo, quer por parte da Vice‑Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Isabel Costa, quer por parte da Sala Fernando Pessoa, que detém um vasto acervo de temática pessoana, outrora pertencente à coleção privada de Henrique Faria, antigo professor do AEO.

A interpretação ao piano de Un Soir à Lima, da autoria de Félix Godefroid, magnificamente tocada pelo pianista Pedro Cruz, serviu de mote para o jantar: foi esta a peça que, ouvida na rádio, fez o poeta recordar-se dos serões em Durban, quando, ao piano, a sua mãe a tocava. Dela decorreu o aparecimento do longo poema pessoano com o mesmo nome: “Un Soir à Lima”, escrito já no final da vida do poeta.

Numa articulação plenamente conseguida, os alunos Leonor Pereira e Paulo Marques, ambos do 12.º ano e também participantes no Clube de Cultura e Artes do AEO, abrilhantaram o serão, já que conseguiram harmonizar a palavra e a oscilação da vivência pessoana e convocaram os participantes para uma partilha de momentos de grande intimismo artístico à medida que o jantar foi sendo servido. A projeção das suas palavras tocou todos os presentes, que não ficaram indiferentes ao compromisso de ambos com o drama ontológico pessoano.

O Jantar Pessoano foi ainda amenizado com o sorteio de vários objetos de cariz pessoano oferecidos por Henrique Faria: como seria de esperar, a surpresa da iniciativa distribuiu sorrisos e boa disposição entre os convivas.

Encerrando as atividades levadas a efeito no âmbito do projeto Sala Fernando Pessoa ao longo deste ano letivo, este evento constituiu, pois, um motivo de júbilo para os organizadores e para todos os que nele participaram.

Isabel Cunha (Grupo de Português)

 

 

Notícias

 

 

 

 

logoEEE 

   

 logo EEgrande

  

 

 

 

SeloES intermedio  

 

  

Bronze 2023 10 en 5d278

 

SELFIE 2020 2021 session 3

 selfie2023
 PESSOAS2030 BarraCofinan Ass RGB 2744px

 

 

Logótipo_Selo_EQAVET.jpg