No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Autismo, as docentes de Educação Especial do Centro Escolar Beato Nuno elaboraram dois cartazes alusivos ao tema, sendo proposto aos alunos que vestissem roupa azul, no dia 4 de abril. Os cartazes foram colocados na entrada junto às portas principais, começando desde aí a sensibilização dos alunos e encarregados de educação.
O tema do autismo foi abordado pelas professoras de Educação Especial, pelas professoras titulares de turma e pelas educadoras, sensibilizando os alunos para esta problemática.
De seguida, via online, procedeu-se à apresentação do livro “O Nome Que Ninguém Percebia, Mas Todos Queriam Ter”, que conta a história de um menino autista, escrito e apresentado pela autora e terapeuta ocupacional, Joana Rebocho.
Após a apresentação do livro, a escritora respondeu a algumas questões colocadas pelos alunos e as professoras, na sala de aula, também voltaram a contar a história, mostrando as imagens e refletindo com os alunos sobre a problemática do autismo e a importância da inclusão. Os alunos pintaram igualmente um desenho alusivo à história, enviado pela autora.
Para terminar as atividades relacionadas com o autismo, foi feito um registo fotográfico dos alunos, vestidos de azul.