No dia 4 de fevereiro de 2022, o Centro de Ciência Viva do Alviela foi invadido por crianças do Jardim de Infância Boleiros-Maxieira. Vinham equipadas com um morcego gigante na cabeça e com uma vontade enorme de conhecer mais sobre esse ser em que recaem mitos e superstições, fazendo com que muitas pessoas sintam repulsa e medo. Contudo, os morcegos trazem muito mais benefícios do que prejuízos. São uma bênção para a agricultura porque se alimentam de insetos e os seus excrementos são um potente adubo natural para as hortas.
Antes da visita, as crianças investigaram sobre estes seres vivos que habitam por quase todo o planeta Terra: os hábitos alimentares, os habitats o sistema de comunicação e o de reprodução. Durante a visita, descobriram as características específicas das doze espécies que habitam no Alviela. Em sala de aula, elaboraram e ilustraram um mapa conceptual sobre os morcegos do Alviela.
Esta atividade integra-se no âmbito do projeto PEDIME (Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação do Médio Tejo), que visa a redução do abandono escolar e a promoção do sucesso educativo desde a idade do pré-escolar – uma iniciativa salutar que dá também a conhecer o que de melhor há na região.