EB1 do BAIRRO

Dia 10 de dezembro, na nossa escola, falámos da “Declaração dos Direitos da Criança”. Todos os anos se comemora esta data, para nos relembrar como ela é importante e principalmente para as crianças terem conhecimento dos seus direitos.

Os professores falaram dos Direitos das Crianças e que são os mesmos em todo o mundo.

Na nossa escola lemos, escrevemos, pintámos os direitos da criança e fizemos um debate. Vimos um PowerPoint e fizemos um jogo muito interessante. Este jogo deu-nos muita informação sobre os direitos das crianças e que nós devemos ter conhecimento.

Todas as crianças devem ter direito a uma família, a uma casa, ter um nome e ser registadas, educação, uma alimentação saudável, ser socorridas em primeiro lugar, no caso de algum acidente, direito à saúde, ser protegida e viver rodeada de amor, num ambiente de paz.

 

EB1 da MOITA REDONDA

A EB1 de Moita Redonda assinalou a comemoração do 70.º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no dia 11 de janeiro de 2019, uma vez que tal não foi possível na respetiva data.

A comemoração constou da apresentação de um documentário sobre o tema “Uma breve História dos Direitos Humanos”, o visionamento e audição de um videoclipe/canção, de Karol Kontá, igualmente, sobre os Direitos Humanos e, por último, houve um momento de reflexão com a realização de um debate/sessão de esclarecimento sobre o tema.

Os alunos tiveram uma boa adesão à atividade, mostraram-se bastante sensibilizados, interessados e participativos, tendo refletido de acordo com a temática da área de Cidadania e Desenvolvimento, “ser Cidadão do Mundo na Nossa Terra”, pois perspetivaram a forma como poderiam colocar em prática a Convenção dos Direitos Humanos nos seus pequenos espaços como em casa, na escola e na localidade. Por outro lado, esta abordagem veio ao encontro do pretendido no Perfil do Aluno do séc. XXI, uma vez que no mesmo se preconiza um perfil de aluno com espírito crítico, indagador e respeitador da diferença, assente numa base humanista e que “conheça e respeite os princípios fundamentais da sociedade democrática e os direitos, garantias e liberdades em que esta assenta” e que rejeite todas as formas de discriminação e de exclusão social.

 

 

    Uma breve História dos Direitos Humanos                           Videoclipe/canção, de Karol Kontá.        

                     

CENTRO ESCOLAR do OLIVAL

No âmbito da atividade Perfil do Aluno "Dia dos Direitos humanos", o 1.º ciclo do Centro Escolar do Olival dinamizou várias atividades que resultaram muito positivamente. 

 

 

EB1 da MAXIEIRA

“Hoje tivemos uma aula especial! A dona Elisabete, mãe do Tomás Ferreira, que é a representante dos Encarregados de Educação da turma do 3.º ano, veio à nossa escola falar-nos dos direitos humanos. Ela apresentou-nos um PowerPoint e nós aprendemos que o atual secretário geral da ONU é o português Dr. António Guterres.

Foi em 1948 que se fez a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Após a segunda guerra mundial, os dirigentes de alguns países reuniram-se para falar sobre este tema pela primeira vez, porque durante a guerra morreram milhões de pessoas inocentes e não podiam permitir que isso voltasse a acontecer.

Os direitos humanos são o respeito que se deve ter por pessoas diferentes, como por exemplo: pessoas com pele de outra cor, de outra nacionalidade, pessoas com deficiência ou até de outra religião.

No final, a dona Elisabete ofereceu-nos um marcador de livros sobre os direitos humanos, para não nos esquecermos da sua importância na nossa vida, e que os devemos respeitar sempre, nas relações com os nossos familiares, amigos e na escola. Nós gostámos muito desta aula.”

 
 

 

 

Atividades

 

 

 

 

logoEEE 

   

 logo EEgrande

  

 

 

 

SeloES intermedio  

 

  

Bronze 2023 10 en 5d278

 

SELFIE 2020 2021 session 3

 selfie2023
 PESSOAS2030 BarraCofinan Ass RGB 2744px

 

 

Logótipo_Selo_EQAVET.jpg