Visando o envolvimento nas práticas do Jardim de Infância, foi proposto aos pais do Jardim do Bairro um projeto com a temática " Um olhar sobre o Bairro...". Os pais foram desafiados a mostrar-nos lugares, brincadeiras, tradições,... do Bairro. Tantos cantinhos e recantos de que ouvimos falar e nem sabemos onde ficam ou a beleza que têm para nos oferecer. Quem melhor que as gentes desta terra para connosco partilhar esses espaços?
No dia 10 de janeiro, numa manhã de sol radioso, surgiu a primeira atividade dinamizada pela mãe Zélia, mãe da Catarina. Partimos à descoberta e exploração do canto/encosta da Figueirinha. Uma grande caminhada até lá mas com a ajuda dos meninos" grandes" a apoiar os mais pequenos, aí fomos nós cheios de energia e boa disposição. A mãe Zélia já nos esperava...
Agora nada melhor do que um registo coletivo, realizado em contexto de sala, para descrever as maravilhas que por ali encontrámos: "Havia lá casinhas para brincar, bolotas e montes feitos de pedras - maroiços. As casinhas eram feitas de pedras. Foi o bisavô da Zélia, a mãe da Catarina, que fez estas casinhas. As pedras estavam todas espalhadas pela terra. Depois juntaram-nas para construir aquelas casinhas. Serviam para as pessoas lá comerem, quando andavam a cultivar as terras (pôr couves e alimentos saudáveis) e quando estava a chover ou muito frio. Na segunda casinha que encontrámos, também havia bancos de pedra. Quando estava frio, as senhoras usavam um capuz feito de sacos, como a Zélia fez para a Catarina, e os senhores uma capa."
Muita alegria, muitas descobertas num cantinho do Bairro que nem muitos adultos sabiam existir. E agora... venha a próxima descoberta!