No dia 12 de março, os alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade, da EB1 de Maxieira, participaram na 2.ª edição do Astro Ovo 2025 que se realizou no Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva, em Lisboa. Esta atividade surgiu no seguimento dos trabalhos de grupo realizados pelos alunos e que foram selecionados para a fase final. Isto, após o ESERO Portugal ter escolhido o filme referente à construção de estruturas resistentes, utilizando materiais recicláveis (naves espaciais) que protegeram ovos crus (astronautas) que se encontravam no seu interior e foram lançados de uma altura de 5 metros.
Foi uma manhã cheia de entusiasmo e aprendizagens, pois até tiveram a oportunidade de ouvir o astronauta análogo Nuno Loureiro que partilhou, com os alunos, algumas das suas experiências e conhecimentos na ESA (Estação Espacial Europeia). Os alunos tiveram ainda ocasião de projetar e construir novas naves espaciais que depois lançaram, testando a sua resistência. Saíram vitoriosos, pois em nenhum dos lançamentos os ovos se partiram.
Ficam os agradecimentos a todos os que tornaram possível a participação dos alunos da EB1 de Maxieira nesta atividade: ESERO Portugal (selecionou o vídeo e proporcionou-nos esta aventura), pais e amigos dos alunos da EB1 de Maxieira, direção do Agrupamento de Escolas de Ourém, Câmara Municipal de Ourém (cedeu um autocarro para a visita de estudo), empresa Divireis (disponibilizou uma grua para os lançamentos na escola), professora Susana Santos (editora do vídeo vencedor) e às galinhas da avó Isabel que puseram os ovos para os lançamentos na escola.
Esta foi uma experiência que constituiu uma mais-valia para os alunos, pois envolveram-se nas atividades realizadas, divertiram-se imenso, tendo-lhes sido permitido um contacto mais próximo com a realidade da engenharia aeroespacial.