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O Agrupamento de Escolas de Ourém - AEO está a acolher, ao longo desta semana, 28 alunos e 10 professores oriundos de Espanha (Úbeda), França (Mérignac), Polónia (Varsóvia) e Chipre (Nicósia), no âmbito de mais um encontro internacional do projeto Make it Better, centrado na sustentabilidade do planeta. 

Ao todo, a iniciativa envolve mais de 60 participantes, incluindo 22 alunos portugueses, que têm acompanhado ativamente todas as atividades e partilhado experiências com os colegas estrangeiros. A iniciativa, que mobiliza uma vasta comunidade educativa do AEO, tem proporcionado experiências únicas aos participantes, promovendo não só a aprendizagem, mas também a partilha intercultural. Entre os momentos altos da semana, destaca-se a visita de dois dias ao Piódão, Seia e à Serra da Estrela, onde alunos e professores puderam observar de perto a biodiversidade destes locais emblemáticos.

O grupo foi calorosamente recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, que deu as boas-vindas aos cerca de 40 participantes estrangeiros e elogiou o dinamismo do Agrupamento na promoção de projetos europeus.

Até ao final da semana, os visitantes terão ainda a oportunidade de conhecer Lisboa, explorando alguns dos seus pontos mais icónicos como Belém, a Baixa e o Castelo de São Jorge. Está também prevista uma atividade ambiental com a plantação de árvores autóctones, reforçando o compromisso do projeto com a sustentabilidade.

Para assinalar o final desta semana memorável, realizar-se-á um jantar de despedida com todos os alunos envolvidos, respetivas famílias, professores e a Direção do Agrupamento, celebrando os laços criados e o sucesso deste encontro internacional.

 

Um grupo de seis alunos e duas professoras do Agrupamento de Escolas de Ourém, encontra-se esta semana em Valdepeñas, Espanha, a participar numa mobilidade Erasmus no âmbito do projeto GreenBytes.

Focado na sustentabilidade, este projeto reúne estudantes e docentes de vários países para promover boas práticas ambientais e a utilização responsável dos recursos. Durante a estadia, os participantes têm a oportunidade de assistir a workshops especializados, explorar locais emblemáticos da região e realizar uma visita à cidade de Granada.

Ao apostar em projetos que cruzam fronteiras e inspiram novas perspetivas, o Agrupamento de Escolas de Ourém não só forma alunos mais conscientes e preparados para os desafios do futuro, como prova que a educação é o caminho para transformar o mundo.

Segunda-feira iniciou-se a manhã de trabalho com uma visita à escola Gregorio Prieto, seguindo-se a apresentação dos participantes dos diferentes países e a realização de Quizzes sobre os mesmos, desafiando o conhecimento dos alunos sobre os países envolvidos no projeto. Depois, distribuídos em grupos multiculturais, iniciou-se o projeto de criação de um filme de consciência ambiental, redigindo o enredo e construindo os cenários em materiais de desperdício. A comitiva de Erasmus foi recebida pelo Presidente da Câmara de Valdepeñas e realizou-se uma Caça ao Tesouro, sobre a cidade e uma caminhada ecológica junto dos Lagos Ruidera. 

Em Córdoba teve lugar um workshop de agricultura e alterações climáticas dinamizado por um técnico do Real Jardim Botânico. Ainda neste local os alunos visitaram as hortas comunitárias intergeracionais, bem como a estufa inerente a este projeto. 

Houve ainda lugar a uma caminhada cultural por Córdoba, com paragem obrigatória na majestosa Mesquita Cátedra.

 

No âmbito projeto Erasmus+, no dia cinco de fevereiro, no auditório da EBSO, teve lugar a disseminação dos vários cursos estruturados do KA121 e KA122.
Os professores Idalina Oliveira e Cláudio Saragoça tiveram a oportunidade de falar das suas aprendizagens no curso “Going digital in an Innovative Classroom” by Smriti Vasistha e Nilesh Patel, no International Training Center (ITC) em Praga, República Checa. download.gifSalientaram algumas das aprendizagens significativas adquiridas, nomeadamente, a importância de um ensino inovador com recurso a algumas ferramentas digitais, utilizando de forma assertiva as potencialidades da inteligência artificial (IA).

Referiram também os aspetos positivos da aplicação de estratégias de jogo em processos educacionais (gamificação) e as suas potencialidades na estimulação das capacidades de resolver problemas, de forma criativa e colaborativa. Mencionaram ainda algumas ferramentas digitais utilizadas em estratégias de “blended learning”, nomeadamente, aulas invertidas (flipped classroom) e rotação por estações (station rotation), de forma a criar um ensino inovador e estimulante. Os docentes descreveram alguns aspetos práticos da logística necessária para otimizar a frequência de ações de formação noutros países e apresentaram, com recurso a imagens, alguns locais emblemáticos de Praga e alguns aspetos da cultura checa. Destacaram também a importância da partilha de experiências e de reflexões com colegas de outros países, nomeadamente, Áustria, Eslováquia, Itália, Roménia, Polónia, Chipre e Turquia, que permitiram aprendizagens bastante enriquecedoras.

As professoras Ana Freire e Patrícia Senra falaram do curso “Artificial Intelligence: Tools for Teachers To Create Engaging Lessons and Boost Student Achievement - Leverage AI in Education”, em que se desenvolveram temas como: o papel da IA na promoção de competências do século XXI; o pensamento crítico; a resolução de problemas e a criatividade no envolvimento e desempenho dos alunos. Foram igualmente exploradas diversas ferramentas de IA na criação e personalização de conteúdos, com dinamização de Workshops interativos. As docentes tiveram ainda oportunidade de contactar com a cultura e os sabores de Atenas. A cidade, berço da civilização ocidental, da política e da democracia, da arte e da filosofia, dos templos e dos deuses, é dominada por monumentos do século V a.C., como a Acrópole - cidadela no topo de uma montanha repleta de construções antigas, como o templo Partenon. O compartilhamento de experiências e reflexões entre professores de diversos países (Portugal, Espanha, Itália e Lituânia), permitiu o enriquecimento das aprendizagens.

A psicóloga Cristina Ribeiro e a Educadora Social Cristina Moreira apresentaram, de modo interativo, o curso Teaching Next Generation Skills – Creating Expert Learners, usando dinâmicas que aprenderam em Praga onde se realizou o curso Erasmus+. O curso abordou a IA como ferramenta facilitadora do trabalho com crianças e jovens e da aquisição de competências socioemocionais no sucesso das aprendizagens.

Opinião de alguns professores que assistiram ao evento:
professora do grupo 300: ”Gostei muito de ouvir o testemunho de colegas que tiveram o privilégio de aprender com professores de outras nacionalidades, em contextos culturais também eles enriquecedores. A disseminação destes conhecimentos e da utilização de ferramentas digitais em sala de aula é realmente importante para nós, porque nos permite aulas mais motivadoras.”
professora do grupo 530: “Gostei muito de assistir às partilhas das experiências dos colegas que estiveram noutros países europeus, das experiências que partilharam connosco e da forma interativa como foram apresentadas.”
Uma professora do grupo 550 sublinhou a importância da partilha e acrescentou: “ é interessante que ela exista para a comunidade escolar saber das atividades que o projeto Erasmus + project desenvolve no AEO.”

  

No âmbito do programa Erasmus+ em específico no projeto "GreenBytes", um grupo de alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Ourém participou numa mobilidade a Rabat, Malta, onde teve a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre sustentabilidade, biodiversidade e tecnologia digital, ao mesmo tempo que explorou o património histórico e natural desta ilha do Mediterrâneo.

De 8 a 15 de março, os participantes envolveram-se em diversos workshops interativos, abordando temas como preservação da biodiversidade, gestão sustentável de recursos naturais e práticas ecológicas inovadoras. As atividades destacaram o impacto ambiental das ações humanas e incentivaram o uso de ferramentas digitais para a monitorização e proteção do meio ambiente.

Além da componente pedagógica, a experiência foi enriquecida por visitas culturais a Gozo, Mdina, a antiga capital de Malta conhecida como a "Cidade Silenciosa" e a Valeta, a vibrante capital maltesa, classificada como Património Mundial da UNESCO. Os participantes também tiveram a oportunidade de explorar as baías deslumbrantes da ilha, onde puderam testemunhar a riqueza natural e ecológica do arquipélago maltês.

 

 

O Projeto Erasmus+ tem-se revelado uma das experiências mais enriquecedoras para os estudantes do Agrupamento de Escolas de Ourém. Participar neste programa é uma oportunidade única que impacta não só a vida académica, mas também o crescimento pessoal de cada aluno.

Atualmente, estão em curso duas mobilidades de longa duração (MLD) no AEO. Duas alunas do 10.º ano encontram-se em Bordéus, França, enquanto dois alunos do 12.º ano estão a vivenciar esta experiência em Baeza, Espanha, durante um mês (janeiro/fevereiro).

Estes alunos têm a oportunidade de expandir horizontes, explorar novas culturas e desenvolver as suas competências linguísticas, ao mesmo tempo que estudam num ambiente distinto. A interação com jovens de outras nacionalidades, o contato com diferentes metodologias de ensino e a aprendizagem de novas línguas europeias enriquecem significativamente a sua experiência. Este intercâmbio promove ainda uma maior valorização da escola de origem e das oportunidades que ela proporciona.

   

 

 

 

 

 

 

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