Notícias do AEO.

Notícias

Atividades do AEO.

Atividades do Pré e 1º Ciclo

Clubes & Projetos do AEO.

Clubes & Projetos

Atividades do AEO.

A. de Estudantes

Mobile Apps in Education

Erasmus+

A caminho

Entre os dias 5 e 9 de fevereiro de 2024, participámos num job shadowing promovido pelo Institut Marie Rúbies, na cidade de Lleida, Espanha.

Ao longo desta semana, os nossos parceiros encantaram-nos com inúmeras atividades, desde observação de aulas, partilha de práticas pedagógicas, visitas a empresas e visitas culturais.

Esta é também a altura de recordar aqueles que estão longe! O Agrupamento de Escolas de Ourém deseja um Feliz Natal e um ótimo 2024 a toda a "família AEO"!!!!

De 6 a 10 de novembro, decorreu, na Escola Básica e Secundária de Ourém, um Job Shadowing “II Semana Europeia”, dinamizada pela equipa Erasmus+ Escolar e Vet do AEO.

Este projeto contou com a participação de professores de diversas áreas disciplinares do nosso Agrupamento, tendo como parceiros, a Escola I.I.S. “E. Vanoni”- Vimercate (Itália), a Escola I.I.S Olivetti- Ivrea (Itália), o Collège Les Eyquems- Mérignac (França), o Institut Maria Rúbies- Lleida (Espanha) e a Escola Zespót Szkòt Gastronomicznychw- Gdyni (Polónia).

Ao longo da semana, os professores visitantes envolveram-se em várias atividades relacionadas com as áreas educacionais de cada um, visando uma troca de experiências e metodologias, propostas e concertadas com a equipa Erasmus+.

Cumprindo uma agenda bem diversificada, os participantes tiveram oportunidade de observar aulas de diversas disciplinas, participando em worshops sobre, liderança, serviço de psicologia e orientação, educação inclusiva e procedimentos de seleção dos alunos para o Programa Erasmus Vet. Para além disso, as escolas envolvidas nesta II Semana Europeia, apresentaram os seus projetos mais relevantes e os aspetos essenciais do sistema de ensino de cada país.  

Este Job Shadowing permitiu também a partilha de dinâmicas pedagógicas entre escolas, bem como, o estabelecimento de parcerias/intercâmbios entre os estabelecimentos de ensino envolvidos.

O programa contemplou igualmente visitas a instituições e empresas locais, de diversas áreas, bem como a pontos culturais do concelho de Ourém. A comitiva teve ainda oportunidade de visitar a praia da Nazaré, Sintra e Lisboa.

Como já vem sendo hábito, no âmbito das iniciativas de intercâmbio realizadas no AEO, os parceiros foram recebidos, no primeiro dia, pelo presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque e pela vereadora da educação, Micaela Durão, a quem foram apresentadas as linhas orientadoras deste projeto europeu. No final, os autarcas, presentearam a comitiva com lembranças alusivas ao nosso concelho.

A semana culminou com a apresentação do Programa Eco-Escolas da EBSO, atividade que contou com a envolvência dos professores parceiros que, em conjunto, participaram na plantação de uma laranjeira, gesto que simboliza e marca o início deste projeto escolar de intercâmbio europeu.

unnamed

No dia 6 de outubro, um grupo de alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia – PMT21, do Agrupamento de Escolas de Ourém, embarcaram numa emocionante jornada de aprendizagem e enriquecimento académico rumo a Brindisi – Itália, para realizarem um estágio internacional, na associação Yeahjasi Brindisi, no âmbito  do programa ERASMUS+ VET – Ourém Além Fronteiras. Acompanhados pelos professores Paula Gonçalves e Vitor Carreira, este grupo está prestes a vivenciar uma experiência que promete ser verdadeiramente enriquecedora, tanto a nível académico como pessoal.