Realizou-se entre os dias 25 e 29 de novembro a III Semana Europeia com 30 participantes entre professores, educadores, psicólogos e diretores de 9 países (Portugal, Espanha, Polónia, Itália, Grécia, Alemanha, Hungria, Lituânia e Letónia). Foi a primeira vez que tivemos um evento desta dimensão com o desafio inerente a toda a logística associada.
A Diretora do Agrupamento apresentou o sistema de ensino português, destacando as características do AEO e a sua oferta educativa.
O programa incluiu observação de aulas dos diferentes níveis de ensino, palestras e workshops, abordando temas de grande pertinência (educação inclusiva, liderança, serviços de psicologia), fomentando debates enriquecedores que proporcionaram uma troca de conhecimentos entre os participantes e estimularam reflexões acerca das boas práticas no âmbito da educação e da formação. Os workshops foram dinamizados no Centro Escolar Beato Nuno, onde os 30 participantes foram presenteados e surpreendidos por uma receção calorosa por parte de professores, alunos e assistentes operacionais.
Os nossos parceiros foram igualmente bem recebidos no Centro Escolar do Olival, onde tiveram oportunidade de contactar com a realidade do pré-escolar e do 1.º ciclo, assistindo a aulas e participando entusiasticamente nas atividades apresentadas por alunos e corpo docente.
Os participantes, além de apresentarem as suas instituições e os seus projetos internacionais, tiveram ainda contacto com os nossos projetos no âmbito do Eco-escolas e visitaram empresas locais, obtendo uma perspetiva prática das dinâmicas empresariais e o seu papel na educação e preparação para o mercado de trabalho.
As visitas culturais realizadas durante a semana foram outro aspeto marcante, oferecendo aos participantes a oportunidade de conhecer o património histórico e cultural (Castelo de Ourém, Sintra e Nazaré). Salienta-se ainda a receção por parte do Presidente da Câmara Municipal de Ourém.
De acordo com o feedback dos participantes, a III Semana Europeia do AEO, marcada pela sua dimensão e pelo caráter inovador, constituiu um desafio amplamente superado, afirmando-se como um evento de excelência. A iniciativa destacou-se pela organização irrepreensível e pela capacidade de proporcionar momentos de elevado impacto no intercâmbio cultural, profissional e educacional.
Importa salientar o profissionalismo, a dedicação e a cordialidade com que os professores do AEO, de todos os níveis de ensino, acolheram os seus colegas europeus. Este elevado grau de competência e hospitalidade foi determinante para criar um ambiente propício à cooperação e à troca de experiências, consolidando o sucesso do evento.
A III Semana Europeia do AEO foi, assim, um exemplo paradigmático de colaboração internacional e de excelência organizativa, evidenciando o compromisso do Agrupamento com a promoção de valores como a inclusão, a inovação e a partilha de conhecimentos. Este evento constitui, sem dúvida, um motivo de grande orgulho para toda a comunidade educativa.
A equipa Erasmus+ do AEO
Ao longo desta semana e até sábado, dia 12, o Agrupamento de Escolas de Ourém encontra-se representado por alunos do 9.º ano e professores, na cidade de Varsóvia (Polónia), numa mobilidade dedicada à poluição atmosférica, no âmbito do projeto “Make it better” do programa Erasmus+.
Esta é uma semana repleta de atividades com o principal objetivo de identificar e analisar causas da poluição atmosférica nos países envolvidos neste projeto que já decorre há dois anos.
Depois da mobilidade a Mérignac (França) e Úbeda (Espanha) cujos tópicos foram, respetivamente, alterações climáticas e água, é a vez dos parceiros de Espanha, Portugal, Polónia, Chipre e França se debruçarem sobre possíveis soluções locais para a poluição atmosférica.
Além de todos os workshops, palestras, apresentações, serão ainda realizadas visitas a minas de carvão e a antigas fábricas na cidade industrial de Lodz.
Há ainda tempo para usufruir da cultura, arte e gastronomia desta bonita cidade de Chopin. A próxima paragem deste projeto será em Ourém, em abril de 2025, com o tema “Biodiversidade e fenómenos climáticos extremos”. Um desafio que já estamos a preparar e no qual depositamos toda a nossa energia.
Alunos dos Cursos Profissionais Técnicos de Comércio e de Saúde (PTC22 e PS22) embarcaram numa impressionante jornada de aprendizagem e enriquecimento académico, rumo a Artà – Ilha de Maiorca para realizar um estágio internacional, nas associações “Licors Moyà”, “Residência Senior Manacor”, “Residência Posada Dels Olors” e “Müller”, no âmbito do programa ERASMUS+ VET – A Caminho do Futuro.
Acompanhados pelos professores Helena Pires e Claúdio Saragoça, os alunos vão visitar alguns pontos turísticos como a Catedral de Palma de Maiorca, na cidade de Palma.
Trata-se de uma experiência muito enriquecedora, tanto a nível académico, como pessoal, dando a oportunidade de conhecer lugares novos, de saborear uma gastronomia diferente e de contactar de perto com a cultura espanhola.
PTC22: Alexandre Jesus Pereira, Mariana Lopes Silva, Carolina Oliveira de Almeida
PS22: Inês Gonçalves Vieira, Gabriel Alexandre Rodrigues de Lima Martinez, Sara Jimenez Herrera
De 8 e 12 de julho, a educadora de infância Margarida Almeida e as professoras Ana Freire e Patrícia Senra rumaram a Atenas, Capital da Grécia, no âmbito do programa Erasmus+.
A educadora Margarida Almeida participou no curso “Kindergarten without toys”, baseada no projeto “Toy‑free kindergarten”, implementado no Municipal kindergarten Penzberg. O curso incidiu na apresentação de estratégias que promovem a imaginação e a criatividade das crianças, num ambiente de aprendizagem estimulante, onde é dada especial importância ao brincar. Realizaram-se alguns workshops na área das ciências experimentais e um job shadowing, com uma visita a um jardim de infância em Atenas.
Duas alunas do 11.º ano do Curso Profissional Técnico de Ação Educativa e quatro do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde estão em Úbeda para uma nova experiência profissional, pessoal e social, acompanhadas pelas professoras Ana Teresa Marques e Filomena Tavares. No âmbito do Programa ERASMUS+ VET – A Caminho do Futuro, encontram-se a realizar um estágio com a duração de 34 dias.
Úbeda está situada no interior da Andaluzia, na província de Jaén, e foi declarada Património da Humanidade, conservando o encanto de há 500 anos, que faz dela o maior expoente do Renascimento espanhol.
Durante esta mobilidade, as alunas irão visitar diversos pontos turísticos de várias cidades da região, com especial destaque para a cidade de Sevilha onde terão oportunidade de visitar a Torre del Oro, a Plaza de Espagna, o Aquário e a Feira, a Catedral de Sevilha, a Praça de Touros, a Real Parroquia de Maria Magdalena, o Museu das Ilusões e as Setas de Sevilha.
As alunas encontram-se ansiosas e entusiasmadas por adquirir mais conhecimentos sobre a sua área profissional, conviver umas com as outras e expandir os seus horizontes culturais.
PAE22: Lara Pereira e Inês Pereira
PS22: Lara Rodrigues, Mariana Ferreira, Soraia Jorge e Verónica Fonseca
|
|
|
|
|
||
|
|
|||||
© 2025 AEO