Durante o mês de novembro, as alunas Ana Rodrigues, Cassandra Soares e Inês Santos (11º I) e Inês Fernandes (12º G) e Matilde Oliveira (12º D) tiveram a oportunidade fantástica de frequentar outras escolas, noutros países, em famílias de acolhimento, que tudo fizeram para as acolher e integrar, mostrando-lhes também a cultura e gastronomia do país que as recebeu.
A Inês Santos esteve em Úbeda/Baeza, Espanha; a Ana Rodrigues e a Cassandra Soares estiveram em Mérignac, zona de Bordaux, em França, e a Inês Fernandes e a Matilde Oliveira estiveram em Liévin-Lens, Lille, no norte de França, próximo da fronteira com a Bélgica.
Para todas foi um mês inesquecível, com momentos de aprendizagem em outras escolas, com estruturas, métodos e recursos diferentes, um mês de experiências intensas vividas noutras culturas, com formas de estar, visitando os monumentos da região e conhecendo a sua história.
A experiência Erasmus de longa duração é uma imersão cultural e académica transformadora, que vai além das viagens, promovendo o crescimento pessoal, a aquisição de competências profissionais e linguísticas, e a criação de laços duradouros com os colegas e famílias de acolhimento, envolvendo, além do estudo noutra escola, uma forte componente de adaptação a novas culturas e sistemas de ensino. Desenvolve a autonomia, a cidadania europeia, a tolerância, e combate estereótipos, através do diálogo intercultural e da participação ativa e é, ainda, um elemento distintivo em futuras entrevistas de emprego, com foco na aquisição de competências práticas e na integração no mercado de trabalho europeu, promovendo ativamente a diversidade e inclusão, integrando ferramentas e métodos de aprendizagem digital.
Uma mobilidade Erasmus de longa duração é, assim, uma oportunidade enriquecedora que oferece crescimento académico, profissional e pessoal, moldando indivíduos mais competentes, conscientes e conectados com a Europa e o mundo e estas alunas puderam usufruir dessa oportunidade.
Da EBSO para o mundo…
Terminou a IV Semana Europeia do Agrupamento de Escolas de Ourém, no âmbito do Programa Erasmus, que decorreu entre 24 e 28 de novembro, reunindo 42 participantes de sete países: Espanha, Itália, Hungria, Lituânia, Letónia, Estónia e Polónia.
Durante a semana de novembro, professores, psicólogos, diretores e coordenadores participaram em sessões de partilha de boas práticas, workshops e atividades de colaboração internacional, fortalecendo redes de cooperação educativa e promovendo a inovação pedagógica.
O evento reforçou o compromisso da AEO com a internacionalização da educação e com a promoção de experiências enriquecedoras para toda a comunidade escolar.



AEO acolhe escolas de Itália e Espanha em mobilidade Erasmus+ dedicada à sustentabilidade
O Agrupamento de Escolas de Ourém está a receber, ao longo desta semana, três escolas europeias no âmbito de mais uma mobilidade de grupo de curta duração do projeto Erasmus+. As delegações incluem duas escolas italianas — de Brindisi e de Patti — e uma escola espanhola proveniente de Jerez de la Frontera.
A iniciativa desenvolve-se sob o tema “Return to the Past, Vision for a Green Future”, centrado na sustentabilidade ambiental e na reflexão sobre a importância de proteger o planeta – a nossa “casa” comum –, lembrando que “não há planeta B”.
No total, participam cinquenta alunos e sete professores oriundos dos diferentes países parceiros, aos quais se juntam vários docentes e alunos da escola-sede do Agrupamento. Ao longo da semana, os participantes estão envolvidos em atividades culturais, educativas e ambientais que promovem a partilha de práticas e o reforço do compromisso ecológico.
Ainda durante o presente ano letivo, os nossos alunos deslocar-se-ão a Brindisi e a Patti para prosseguir o trabalho no mesmo tema.
O Agrupamento de Escolas de Ourém está a receber, ao longo desta semana, mais uma edição do seu programa de job shadowing internacional, intitulado “IV European Week in AEO”. Tal como o nome indica, esta é já a quarta edição consecutiva desta iniciativa, que se afirma como um espaço privilegiado de partilha, colaboração e aprendizagem entre profissionais da área da educação.
Este ano, o evento reúne professores, diretores e psicólogos provenientes de quinze escolas de sete países europeus, que escolheram o AEO para conhecer de perto a realidade do ensino em Portugal, bem como as práticas educativas implementadas no agrupamento.
Ao longo da semana, os participantes têm assistido a aulas abertas, participado em workshops temáticos, envolvido-se em momentos de debate e realizado visitas a diferentes locais do país, com o objetivo de compreender melhor o contexto educativo, social e cultural português.
A iniciativa tem decorrido de forma extremamente positiva, com intensa partilha de experiências e enriquecimento profissional para todos os envolvidos. Segundo a organização, esta semana europeia tem contribuído para reforçar a dimensão internacional do agrupamento e para promover a construção de redes de cooperação duradouras entre escolas europeias.
A “IV European Week in AEO” prossegue até ao final da semana, prometendo continuar a criar oportunidades de reflexão.






Cinco alunas da Escola Básica e Secundária de Ourém embarcaram numa nova aventura no âmbito do programa Erasmus+.
A Inês Fernandes e a Matilde Oliveira estão agora a estudar em Liévin, perto de Lille, no norte de França; a Cassandra Soares e a Ana Fernandes seguiram para Bordéus, no sudoeste do país; e a Inês Santos rumou a Úbeda, na Andaluzia (Espanha).
Durante um mês, estas alunas terão a oportunidade de frequentar escolas de acolhimento, integrar-se em novas comunidades educativas e viver uma experiência internacional enriquecedora. Espera-se que regressem cheias de aprendizagens, competências sociais e pessoais, e com novas perspetivas sobre a Europa e o mundo.
Em paralelo as professoras Teresa Simões, Marlene Lopes e Adélia Ribeiro realizaram um Jobshadowing (acompanhamento do trabalho dos professores) na escola de Bordéus.
Com mais estas mobilidades, o Agrupamento de Escolas de Ourém reforça a sua dimensão europeia e internacional, continuando a promover a abertura cultural, a autonomia e o espírito de cidadania global entre os seus alunos.
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