No dia 1 de outubro, os alunos da Eb1 de Maxieira foram ao Parque do Agroal comemorar o Dia Mundial da Água, com a atividade “A Água não para quieta”.
Primeiro a guia mostrou-nos numa foto, os homens das cavernas e disse que tinham encontrado ali ferramentas deles, e isso significa que há muitos, muitos anos, eles viveram ali. Mais tarde fomos para uma sala, onde nos explicaram as características dos animais e das plantas que ali existem. O que achamos muito interessante foi que a lampreia do Nabão é uma espécie única no mundo!
Depois fomos fazer experiências com a água. Na primeira experiência vimos que quando a água está poluída, os peixes ficam a flutuar na água; na segunda ouvimos os diferentes sons da água na natureza e na nossa vida diária e tentávamos adivinhar qual era; a seguir fizemos duas experiências que mostravam que o ar ocupa espaço; por fim fizemos música com a água em copos de vidro com diferentes quantidades de água. Foi muito interessante!
Quando as experiências terminaram, uma das guias mostrou-nos como é que as pessoas obtinham a água antigamente, tirando-a dos poços com picotas e noras.
Terminámos a atividade dando um pequeno passeio à beira do rio, observando as árvores que ali crescem e os insetos que ali vivem, como por exemplo os alfaiates.
Nesta atividade aprendemos que: nós os humanos poluímos muito o ambiente, por isso é que muitos dos seres vivos (animais e plantas) estão em vias de extinção (quase a desaparecer); que o ar ocupa espaço; que antigamente as pessoas não tinham água canalizada e que todos os seres vivos são necessários ao equilíbrio da natureza, insetos, anfíbios, mamíferos, peixes, aves e plantas. Nós gostámos muito desta atividade, porque aprendemos coisas novas que queríamos saber.