No passado dia 12 de outubro, na Assembleia Municipal de Lisboa, decorreu a cerimónia de entrega dos Prémios ANAM (Associação Nacional de Assembleias Municipais), na qual a nossa escola foi distinguida na categoria “Prémio trabalhos de âmbito escolar”. Na categoria referida, a ANAM destacou o projeto desenvolvido por um grupo de alunos do atual 9.º ano de escolaridade (turmas D e E) da Escola Básica e Secundária de Ourém, intitulado “Eu no Mundo”.

 

 

O projeto resulta de uma iniciativa conjunta da Assembleia Municipal de Ourém e do Agrupamento de Escolas de Ourém e tem como principal objetivo promover, online, o intercâmbio entre os alunos das turmas envolvidas e os grupos de alunos provenientes de quatro cidades com quem o Município de Ourém tem estabelecido acordos de cooperação e de amizade: Ourém, no Brasil; Le Plessis Trévise, em França; Altotting, na Alemanha e Czestochowa, na Polónia. Este projeto teve início em 2018, no entanto, foi interrompido devido à situação pandémica e foi retomado em 2022, com estas turmas, em que os alunos foram desafiados a estudar e investigar a sua localidade (em termos geográficos, históricos, culturais, religiosos, biológicos, geológicos…), no âmbito das várias disciplinas e de acordo com o projeto de autonomia e flexibilidade curricular. Durante o presente ano letivo, os alunos irão estabelecer o intercâmbio, agendado em três momentos diferentes, em formato live streaming, no edifício da Assembleia Municipal, que culminará com a apresentação do projeto final.

Com esta iniciativa, pretende-se que os alunos desenvolvam algumas competências como a autonomia e o desenvolvimento pessoal bem como a comunicação e as relações interpessoais. Importa ainda que percebam a importância das relações multiculturais da sociedade atual e que conheçam melhor e valorizem a sua localidade.

 

 

Notícias

 

 

 

 

logoEEE 

   

 logo EEgrande

  

 

 

 

SeloES intermedio  

 

  

Bronze 2023 10 en 5d278

 

SELFIE 2020 2021 session 3

 selfie2023
 PESSOAS2030 BarraCofinan Ass RGB 2744px

 

 

Logótipo_Selo_EQAVET.jpg