No dia 5 de dezembro de 2023, o Jardim‑de‑Infância de Boleiros-Maxieira teve a honra de contar com a presença de uma comitiva do Departamento do Ambiente do Município de Ourém, liderada pelo vereador Rui Vital, responsável pelo pelouro ambiental.

Durante a cerimónia, o vereador destacou o trabalho desenvolvido por este estabelecimento de ensino há largos anos. Salientou o facto de, este ano, ter sido alcançado o primeiro lugar a nível nacional no âmbito da recolha de lâmpadas bem como a menção honrosa na construção da história “Uma gota de água, uma gota de óleo”. Reconheceu a importância dos esforços contínuos na promoção da sustentabilidade e educação ambiental, destacando a importância vital das atividades escolares. A cerimónia foi marcada por um clima de celebração e compromisso.

O empenho na dinamização de projetos no âmbito ambiental é um compromisso com o futuro do planeta e da humanidade. Engloba atividades desde a implementação de sistemas de reciclagem, poupança de água e eletricidade, à criação de hortas biológicas e à mobilidade sustentável. A proteção do meio ambiente e a prática de atividades sustentáveis é um dever de todos os cidadãos. Não o fazer é hipotecar o futuro das crianças, condenar a biodiversidade e, em última instância, a vida.

As condições climatéricas só permitiram hastear a bandeira em janeiro. Nesse dia, as instituições presentes e toda a comunidade envolvida reforçaram o seu comprometimento com a sustentabilidade. Este símbolo representa um compromisso em educar os jovens em responsabilidade sobre a importância de preservar este planeta, berço da vida para as gerações atuais e futuras.

O mundo enfrenta desafios ambientais cada vez mais complexos e o papel da escola é, também, cultivar o respeito pelo meio ambiente e pela comunidade. A iniciativa Eco‑Escolas incentiva a capacitar os alunos a tornarem-se agentes de mudança positiva nas suas comunidades e a contribuir para um futuro mais verde e saudável.

Uma última palavra para aqueles que tornam este trabalho possível e que, ao longo dos anos, têm contribuído para que o projeto frutifique: educadoras, auxiliares e famílias que de mãos dadas acreditam que é este o caminho.

Um enorme bem-haja para a empresa Silva Luz, parceira sempre presente ao longo desta caminhada e a quem se deve não só este primeiro lugar a nível nacional, mas também muito material para a prática de educação física neste estabelecimento. As recolhas, feitas no âmbito do programa Eco‑Escolas, são convertidas numa contribuição pecuniária através de um vale a ser usado numa determinada loja. O profundo agradecimento de toda a comunidade escolar.

No espírito da bandeira verde, reitera-se o compromisso com uma cultura de sustentabilidade e responsabilidade ambiental em todas as atividades e iniciativas futuras. 

   

 

 

 

Notícias

 

 

 

 

logoEEE 

   

 logo EEgrande

  

 

 

 

SeloES intermedio  

 

  

Bronze 2023 10 en 5d278

 

SELFIE 2020 2021 session 3

 selfie2023
 PESSOAS2030 BarraCofinan Ass RGB 2744px

 

 

Logótipo_Selo_EQAVET.jpg