No término do ano letivo corrente, ocorreu a Sessão Nacional do Parlamento de Jovens, na qual houve a participação do Agrupamento de Escolas de Ourém. O tema deste ano foi “Violência Doméstica e no Namoro: como garantir o respeito e a igualdade?” sendo continuação do tema do ano letivo anterior, uma vez que em 2019/2020 o projeto foi interrompido devido à pandemia. Os alunos Pedro Verdasca e Diogo Flórido foram dois dos seis deputados representantes do Círculo Eleitoral de Santarém. A Sessão Nacional contou com diversas figuras políticas nacionais como, por exemplo, o Presidente da Assembleia da República e o deputado e presidente do partido Iniciativa Liberal. O Presidente da Assembleia da República realçou a importância deste projeto para o panorama dos jovens, fazendo com que estes se interessem pela política e pelo país.

Durante a manhã, ocorreu a apresentação da mesa e do painel de convidados, ocorrendo um período de perguntas dos deputados escolares aos deputados da Assembleia da República. As perguntas abordavam vários temas, tais como a corrupção, falta de investimento no setor da cultura, a pandemia, entre outros. No período da tarde ocorreu o processo de eliminação/alteração e aditamento das medidas dos círculos eleitorais, para compor o projeto de recomendação final; uma das medidas do projeto de recomendação do Agrupamento de Escolas de Ourém, propondo uma reforma no sistema judicial que possibilite uma maior celeridade no julgamento dos processos de violência doméstica, permitindo às vítimas prosseguir as suas vidas sem receio de serem perseguidas, consta no projeto de recomendação final.

Após a conclusão da votação, procedeu-se ao encerramento da ordem de trabalhos por parte da mesa. Foi um dia bastante importante para a sociedade, pois reforçou a mentalidade de que se tem que mudar algo no sistema para este problema se extinguir.

Gonçalo Filipe Fonseca Baptista

 

 

Notícias

 

 

 

 

logoEEE 

   

 logo EEgrande

  

 

 

 

SeloES intermedio  

 

  

Bronze 2023 10 en 5d278

 

SELFIE 2020 2021 session 3

 selfie2023
 PESSOAS2030 BarraCofinan Ass RGB 2744px

 

 

Logótipo_Selo_EQAVET.jpg