O dia 26 de setembro foi comemorado com o propósito de celebrar a diversidade linguística e promover a aprendizagem das línguas, já que estas constituem uma das bases da construção europeia. Nas aulas de Português, Inglês e Francês, os professores abordaram o tema de diversas formas.

Na escola sede, afixaram-se cartazes, panfletos e cartolinas; distribuíram-se autocolantes com frases nas várias línguas (Sprich mit mir!, Speak with me!, Parle avec moi!…) e ouviram-se músicas na sala do aluno. Nos ecrãs de divulgação pôde ler-se: Olá, Hello, Salut e muitas outras maneiras de saudar na Europa. Os alunos do PEA+PAL17 elaboraram um cartaz com várias bandeiras europeias e a palavra “Bom dia” escrita em várias línguas, que foi fixado, à entrada, no portão. No bar, confecionaram crepes para a comunidade escolar poder degustar e agradeceram escrevendo: Obrigado, Thank you, Merci O 5.ºB juntou-se à festa e, na aula de Português, refletiu sobre o conceito de "Língua", a sua função, a sua variedade, a sua identidade. Depois de aprenderem a dizer "Fala comigo!" em várias línguas europeias, os alunos concentraram-se na sua língua materna e rapidamente constataram que são muitas as palavras provenientes de línguas estrangeiras, principalmente do Francês e do Inglês (galicismos e anglicismos) que integram a língua portuguesa. Cada aluno recordou uma dessas palavras aos colegas e o que se seguiu foi uma festa de cor, onde palavras como "baton", "néon", "internet", "chefe", "garçon", "facebook", "pizza", "hamburguer", "abajur", dançaram até ao fundo da sala e se penduraram no placard, de onde assistem às aulas de Português. Os alunos do 8.ºE desenharam balões de fala com a frase “Fala comigo!”, nas várias línguas europeias. A atividade terminou com uma fotografia na escadaria da escola e afixaram-se todos os balões na sala de aula. A turma 6.º C realizou atividades de sensibilização, a saber: contextualização do dia, visualização de pequenos vídeos em diferentes línguas e participação de alunos falantes de várias línguas estrangeiras.

 

Os professores do Departamento de Línguas, envergando uma t-shirt alusiva a este dia, reuniram-se junto ao bar para registar o momento em fotografia.

Com a celebração do Dia Europeu das Línguas/European Day of Languages e com esta variedade de atividades pretende-se que o ensino e a aprendizagem das mesmas ganhem um novo alento.

 

 

 

Notícias

 

 

 

 

logoEEE 

   

 logo EEgrande

  

 

 

 

SeloES intermedio  

 

  

Bronze 2023 10 en 5d278

 

SELFIE 2020 2021 session 3

 selfie2023
 PESSOAS2030 BarraCofinan Ass RGB 2744px

 

 

Logótipo_Selo_EQAVET.jpg