A Escola Básica e Secundária de Ourém procedeu à cerimónia do hastear da Bandeira Verde 2022/23 no dia 20 de dezembro. O galardão, atribuído pela ABAAE - Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, reconhece o trabalho realizado pela nossa escola e por toda a comunidade educativa em prol de um desenvolvimento mais sustentável.

É como muita honra e orgulho que comunicamos que fomos distinguidos com o 2.º prémio nacional referente à atividade “Recolha REE – Pilhas”, integrada no Projeto Geração Depositrão 2022/23, implementado na rede Eco-Escolas, a qual é constituída por 1932 estabelecimentos de ensino a nível nacional.

Esta distinção, que muito nos enaltece, reconhece o trabalho desenvolvido no âmbito da sustentabilidade ambiental o qual contribui para a redução da pegada ecológica.

Desde 2012 que temos vindo a delinear um caminho de grande sustentabilidade, apostando na promoção de boas práticas, nomeadamente, no que respeita à recolha e encaminhamento dos resíduos produzidos na escola, onde salientamos o protocolo estabelecido com a Valorlis.

Durante a cerimónia do hastear da Bandeira Verde, os alunos do 5.ºA fizeram referência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS Agenda 2030. A equipa Eco-Escolas divulgou também um vídeo sobre esta temática, onde se pode constatar o compromisso que Portugal estabeleceu relativamente às políticas ambientais e à concretização de alguns ODS.

No final da cerimónia, uma aluna declamou um excerto da Carta da Terra (ONU, 2000) “Terra, o nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. O bem estar dos povos e da biosfera depende da preservação do ar limpo, das águas puras, dos solos férteis, da variedade de plantas, animais e ecossistemas”.

Esta cerimónia contou com a presença de várias entidades parceiras, nomeadamente, o Município de Ourém, representado pelo Sr. Vereador do Ambiente, Rui Vital, e pela Sra. Engenheira Lídia Pereira;  o Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém representado pela técnica Isabel Freire; a empresa BeWater representada pela Engenheira Mónica Henriques, assim como, os delegados e subdelegados das turmas da EBSO, a representante dos Assistentes Operacionais, D. Carminda Dias, os professores coordenadores do Projeto Eco-Escolas, Patrícia Senra e Paulo Gameiro e a Diretora do Agrupamento, Dra. Sandra Pimentel.

Reporter fotográfica Lara Gonçalves PMT21

 

 

 

Notícias

 

 

 

 

logoEEE 

   

 logo EEgrande

  

 

 

 

SeloES intermedio  

 

  

Bronze 2023 10 en 5d278

 

SELFIE 2020 2021 session 3

 selfie2023
 PESSOAS2030 BarraCofinan Ass RGB 2744px

 

 

Logótipo_Selo_EQAVET.jpg