No dia 8 de março de modo a assinalar e a celebrar o dia que Fernando Pessoa considerou triunfal na sua vida - o do surgimento do mestre Alberto Caeiro - teve lugar, no Agrupamento de Escolas de Ourém, na EBSO e na Escola de Freixianda, a atividade intitulada "Pessoa(s) à Janela". Esta iniciativa, dinamizada pela Sala Fernando Pessoa – Projeto de Leitura e Escrita, visou, uma vez mais, dar a ler e a conhecer a obra daquele que é unanimemente considerado um dos mais importantes e reconhecidos autores da história da literatura portuguesa.

A colaboração de diversas entidades enriqueceu esta atividade cultural que contou com a participação ativa de todos os alunos do segundo e terceiro ciclos e do ensino secundário do Agrupamento. Com efeito, a Arabesque, a OureArte, o Grupo de Artes e a Associação de Estudantes, juntamente com a entidade promotora, uniram esforços para tornar este evento possível e memorável e deixar a Escola muito mais colorida e poética. Refira-se, no entanto, que a iniciativa não se esgotou nos cerca de trinta minutos ocupados com o programa cultural do dia 8, que integrou dança, música, poesia e declamação…, e que foi agraciado com a presença da edilidade e do mecenas Henrique Faria. A montante e a jusante houve trabalho e reflexão sobre Pessoa promovidos pelos docentes e a força motriz dos alunos, com vontade de conhecer, a fazer acontecer e a criar. Da autoria destes é a seleção das frases do autor que foram expostas nas salas de aula e se encontram inscritas nas faixas decorativas, ou nas t-shirts, colocadas em pontos estratégicos dos estabelecimentos escolares onde a iniciativa teve lugar e a decoração das faixas e t-shirts elaboradas para o evento, que não só enaltecem e projetam o autor em apreço, mas também o trabalho que, dia a dia, é desenvolvido na Escola e pela Escola.

 "Pessoa(s) à Janela" foi, assim, cumulativamente um tributo a Fernando Pessoa; uma oportunidade de (re)união da comunidade escolar em torno da diversidade e riqueza da literatura portuguesa; e a concretização de (mais) um projeto que incentivou/incentiva à leitura. Caso para dizer que, no dia 8 de março, o AEO teve também um dia triunfal, onde todos quantos o integram foram Pessoa(s) e se puderam ver à Janela.

 

 

Notícias

 

 

 

 

logoEEE 

   

 logo EEgrande

  

 

 

 

SeloES intermedio  

 

  

Bronze 2023 10 en 5d278

 

SELFIE 2020 2021 session 3

 selfie2023
 PESSOAS2030 BarraCofinan Ass RGB 2744px

 

 

Logótipo_Selo_EQAVET.jpg