A caminho

Entre os dias 5 e 9 de fevereiro de 2024, participámos num job shadowing promovido pelo Institut Marie Rúbies, na cidade de Lleida, Espanha.

Ao longo desta semana, os nossos parceiros encantaram-nos com inúmeras atividades, desde observação de aulas, partilha de práticas pedagógicas, visitas a empresas e visitas culturais.

Em contexto de escola, o acolhimento foi realizado pela direção e pela equipa Erasmus, que inicialmente nos elucidaram sobre o sistema educativo espanhol e a oferta formativa que este instituto oferece, bem como os serviços que a escola proporciona aos alunos e restante comunidade educativa.

Na reunião de partilha de experiências com um membro da direção e com a psicóloga do instituto, foram abordadas as problemáticas mais comuns neste contexto escolar, assim como estratégias de atuação perante as mesmas e protocolos estabelecidos com entidades locais que permitem aos alunos desenvolverem competências socioemocionais e transversais ao longo do percurso académico.

No âmbito dos projetos desenvolvidos pelo Instituto destacamos o Programa "Stop Bullying" e um projeto 

inovador multidisciplinar, desenvolvido pelos alunos do 5.º ao 6.º ano na área audiovisual.

No instituto, tivemos a oportunidade de assistir a aulas de diferentes áreas disciplinares, de modo a contactar com metodologias utilizadas pelos docentes. Assistimos a aulas ministradas a vários níveis de escolaridade, diferentes percursos académicos e atendendo às várias necessidades dos alunos da escola, nomeadamente as aulas de Catalão para alunos estrangeiros, passando pelas aulas de projeto transversal e pelas aulas de inglês, ciências naturais e físico-química, terminando em aulas com metodologias adequadas a um grupo de alunos com perfil de desmotivação escolar acentuada.

O instituto tem a particularidade de possuir um Observatório Astronómico, que permite desenvolver atividades extracurriculares com alunos, que também pudemos visitar.

Fora da escola conhecemos a ARRELS, uma associação de solidariedade social que apoia pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade de Lleida e que tem várias valências de intervenção.

Com o intuito de estabelecer parcerias que permitam a realização de estágios internacionais aos alunos dos cursos profissionais, visitámos várias empresas, com as quais o instituto tem parcerias.

A coordenadora da equipa Erasmus, Montse Castany, presenteou-nos com uma visita cultural ao centro histórico da cidade. Visitámos a emblemática Seu Vella e o castelo Suda, joias arquitetónicas da cidade de Lleida. Tivemos ainda a oportunidade de visitar a Universidade e a sua rica biblioteca, o Museu dos Gigantes, a nova Catedral, a imponente biblioteca municipal e o exuberante eixo comercial de Lleida, a Calle Mayor, uma zona pedonal com cerca de 3,5 quilómetros de superfície comercial, com mais de 450 estabelecimentos, o que o torna o maior eixo comercial da Europa.

Durante toda a semana tivemos o apoio incondicional de toda a equipa Erasmus do instituto, bem como da direção que nos acolheu de forma calorosa e disponível para todas as solicitações que lhes apresentámos, motivo pelo qual lhes estamos muito gratas.

As professoras,Captura de ecrã 2024 02 12 125050

Ana Paula Gonçalves

Isabel Perpétua Marques

A psicóloga 

Cristina Ribeiro

 

 

 

 

 

 

 

logoEEE 

   

 logo EEgrande

  

 

 

 

SeloES intermedio  

 

  

Bronze 2023 10 en 5d278

 

SELFIE 2020 2021 session 3

 selfie2023
 PESSOAS2030 BarraCofinan Ass RGB 2744px

 

 

Logótipo_Selo_EQAVET.jpg