De 8 e 12 de julho, a educadora de infância Margarida Almeida e as professoras Ana Freire e Patrícia Senra rumaram a Atenas, Capital da Grécia, no âmbito do programa Erasmus+.
A educadora Margarida Almeida participou no curso “Kindergarten without toys”, baseada no projeto “Toy‑free kindergarten”, implementado no Municipal kindergarten Penzberg. O curso incidiu na apresentação de estratégias que promovem a imaginação e a criatividade das crianças, num ambiente de aprendizagem estimulante, onde é dada especial importância ao brincar. Realizaram-se alguns workshops na área das ciências experimentais e um job shadowing, com uma visita a um jardim de infância em Atenas.
As professoras Ana Freire e Patrícia Senra frequentaram o curso “Artificial Intelligence: Tools for Teachers To Create Engaging Lessons and Boost Student Achievement - Leverage AI in Education”, onde se desenvolveram temas como o papel da inteligência artificial na promoção de competências do século XXI, como o pensamento crítico, a resolução de problemas e a criatividade no envolvimento e desempenho dos alunos. Foram exploradas diversas ferramentas de IA na criação e personalização de conteúdos, com dinamização de Workshop interativos.
As docentes do Agrupamento de Escolas de Ourém tiveram ainda oportunidade de contactar com a cultura e os sabores de Atenas. A cidade, berço da civilização ocidental, da política e da democracia, da arte e da filosofia, dos templos e dos deuses, é dominada por monumentos do século V a.C., como a Acrópole - cidadela no topo de uma montanha repleta de construções antigas, como o templo Partenon.
O compartilhamento de experiências e reflexões entre professores de diversos países (Portugal, Espanha, Itália e Lituânia) permitiram o enriquecimento das aprendizagens.