Um grupo de seis alunos e duas professoras do Agrupamento de Escolas de Ourém, encontra-se esta semana em Valdepeñas, Espanha, a participar numa mobilidade Erasmus no âmbito do projeto GreenBytes.
Focado na sustentabilidade, este projeto reúne estudantes e docentes de vários países para promover boas práticas ambientais e a utilização responsável dos recursos. Durante a estadia, os participantes têm a oportunidade de assistir a workshops especializados, explorar locais emblemáticos da região e realizar uma visita à cidade de Granada.
Ao apostar em projetos que cruzam fronteiras e inspiram novas perspetivas, o Agrupamento de Escolas de Ourém não só forma alunos mais conscientes e preparados para os desafios do futuro, como prova que a educação é o caminho para transformar o mundo.
Segunda-feira iniciou-se a manhã de trabalho com uma visita à escola Gregorio Prieto, seguindo-se a apresentação dos participantes dos diferentes países e a realização de Quizzes sobre os mesmos, desafiando o conhecimento dos alunos sobre os países envolvidos no projeto. Depois, distribuídos em grupos multiculturais, iniciou-se o projeto de criação de um filme de consciência ambiental, redigindo o enredo e construindo os cenários em materiais de desperdício. A comitiva de Erasmus foi recebida pelo Presidente da Câmara de Valdepeñas e realizou-se uma Caça ao Tesouro, sobre a cidade e uma caminhada ecológica junto dos Lagos Ruidera.
Em Córdoba teve lugar um workshop de agricultura e alterações climáticas dinamizado por um técnico do Real Jardim Botânico. Ainda neste local os alunos visitaram as hortas comunitárias intergeracionais, bem como a estufa inerente a este projeto.
Houve ainda lugar a uma caminhada cultural por Córdoba, com paragem obrigatória na majestosa Mesquita Cátedra.